Lumi: Plug-in sugere sites de interesse com base no seu histórico de navegação

Por Redação | 17.12.2012 às 08:15

Felix Miller e Martin Stiskel, cofundadores do Last.fm, lançaram nesta semana um novo plug-in para web capaz de rastrear a navegação do usuário e sugerir os próximos sites que podem ser de seu interesse. O sistema do Lumi, como é chamado o plug-in, é muito similar ao do Last.fm, serviço que monitora as músicas e bandas que o usuário ouviu e sugere novas opções com base nesses dados.

O Lumi, que está em período de testes, é muito fácil de ser utilizado e o usuário precisa apenas realizar o seu download com suporte para navegadores como Firefox, Chrome e Safari. O usuário deverá fazer o que ele sempre faz - navegar pela internet - e, quando quiser uma nova sugestão de página, deverá acessar o site oficial do serviço.

O Lumi grava apenas a URL (endereço da página) que o usuário visitou, e não o conteúdo visualizado. Todos os endereços são armazenados em bancos de dados seguros, de forma anônima e criptografada, e os seus criadores afirmam que os dados são coletados apenas para melhorar o sistema de recomendação de páginas.

Lumi

Imagem: Divulgação

Os usuários também podem classificar as páginas sugeridas e acessadas com 'estrelas' e outros usuários do Lumi podem segui-lo, como em uma rede social. Outra possibilidade do serviço é que os usuários podem criar grupos com base nas suas páginas de interesse.

"Nós não queremos que você mude seu comportamento", ressaltou Stiskel. "Nós queremos que você continue fazendo o que está fazendo: navegando". Os interessados podem se cadastrar no site oficial para receber atualizações e notícias sobre o serviço, assim como a permissão para o acesso neste momento de testes.