Kickstarter levanta seis vezes mais dinheiro que o Indiegogo

Por Redação | 30.08.2013 às 14:32

O financiamento coletivo (crowdfunding) tornou-se um fenômeno em todo o planeta e abriu inúmeras possibilidades para o mundo do empreendedorismo. Os sites mais conhecidos para realizar a famosa "vaquinha" e conseguir dinheiro para financiar um projeto são o Kickstarter e o Indiegogo. Mas qual deles será o maior site de crowdfunding?

Jonathan Lau, um jovem que trabalha com startups, também não tinha a resposta para essa pergunta, e então resolveu comparar alguns números divulgados publicamente pelas duas empresas. Lau descobriu que discrepância de tamanho entre Kickstarter e Indiegogo é bem grande.

Cumulativamente, o Kickstarter tem mais de 110 mil campanhas, enquanto o Indiegogo abriga campanhas. No entanto, ao analisar pouco mais de um mês de movimentação, é possível ver que o Indiegogo falhou em boa parte das campanhas que levantaram menos de US$ 500.

O Kickstarter conseguiu arrecadar com sucesso mais de seis vezes o valor angariado pelas campanhas do Indiegogo são US$ 612 milhões contra US$ 98 milhões. O Kickstarter teve 40 projetos que conseguiram arrecadar mais de US$ 1 milhão, enquanto esse valor só foi atingido três vezes no Indiegogo.

A taxa média de sucesso no Kickstarter é de 44%. Com base no número total de campanhas levantado por Lau, a taxa total de sucesso do Indiegogo é de 34%. No entanto, se levarmos em conta campanhas fracassadas, a taxa de sucesso do Indiegogo cai significativamente.

Durante o período da análise, Kickstarter e Indiegogo tinham aproximadamente a mesma quantidade de dólares perdidos em projetos que não foram bem sucedidos – Kickstarter com US$ 83 milhões e Indiegogo com US$ 70 milhões –, apesar de o Kickstarter ter levantado seis vezes mais dinheiro que o concorrente. Outro dado interessante é que 40% do dinheiro levantado pelo Indiegogo foi gerado a partir de campanhas que arrecadaram mais de US$ 100 mil.

É importante destacar que o Indiegogo possui nove categorias não abrangidas pelo Kickstarter, e elas geram cerca de 1/3 de sua receita total. Além disso, a campanha do Ubuntu Edge, smartphone da Canonical, que aconteceu no Indiegogo, ajuda a distorcer a quantidade de dinheiro que circulou pelo site. Descontando essa campanha, possivelmente o Indiegogo teria uma estimativa melhor de valores envolvidos no site. Mesmo sem atingir seu objetivo, a Canonical quebrou o recorde de maior quantidade de dinheiro já levantada pelo Indiegogo.