Justin.tv fecha as portas para dar foco total ao Twitch

Por Redação | 05 de Agosto de 2014 às 17h56

Após sete anos de funcionamento e milhões de transmissões, o serviço de streaming Justin.tv fechou as portas nesta terça-feira (05). A plataforma fazia parte da Twitch Interactive e, como o nome já diz, a empresa deseja agora focar completamente em seu serviço de transmissão voltado para jogos eletrônicos, acreditando ser redundante a manutenção de duas opções semelhantes.

Desde as primeiras horas desta terça, o site oficial da plataforma foi substituído por uma simples mensagem de despedida, que exibe um vídeo de funcionários e executivos da empresa comentando sobre o serviço. APIs e aplicativos para celulares e tablets também deixaram de funcionar. Os usuários tiveram suas contas encerradas e são incentivados a utilizarem o Twitch, de agora em diante.

O que acabou revoltando alguns usuários, porém, é a completa inacessibilidade dos vídeos gravados na plataforma. De acordo com a empresa, nenhuma das transmissões arquivadas no serviço estará disponível para download e os usuários que solicitarem uma transferência de suas contas para o Twitch não terão o arquivo movido para lá.

Já há quem fale, também, em mais um indício de uma futura aquisição pelo Google. O negócio já é dado como certo por sites especializados e analistas de mercado, mas até o momento, não foi confirmado oficialmente. Como afirma o The Next Web, aquisições desse tipo normalmente são seguidas de uma reestruturação interna e no corte de estruturas desnecessárias. O fim do Justin.tv, de acordo com as informações oficiais, seria justamente isso.

Os usuários interessados em transferir suas contas para o Twitch devem preencher um formulário online até o dia 5 de setembro. Mas, desde já, todas as atividades de um dos pioneiros no streaming ao vivo estão encerradas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.