'Julian Assange é tudo o que antes desprezava', diz ex-funcionário do WikiLeaks

Por Redação | 31 de Maio de 2013 às 13h49

De acordo com o ex-porta-voz do WikiLeaks, James Ball, o ciberativista Julian Assange "tornou-se tudo o que ele originalmente desprezava". Ball expressou sua opinião em um artigo publicado na última quinta-feira (30) no The Daily Beast.

O texto foi divulgado alguns dias após o lançamento de 'We Steal Secrets', um documentário sobre o WikiLeaks onde Ball fala sobre Assange e seu trabalho no site. Ele descreve o fundador do WikiLeaks como um egomaníaco que destruiu o site ao não conseguir separar a organização das acusações de crimes sexuais feitas contra ele. Um exemplo é que, segundo Ball, Assange tentou usar as reservas de caixa do WikiLeaks (limitada por embargos financeiros) para pagar sua fiança.

Ball conta ainda que resolveu deixar o WikiLeaks depois que Assange e outros membros tentaram fazê-lo assinar um acordo que limitava o que ele poderia dizer sobre seu trabalho na organização. "Diante da situação bizarra de ser convidado por uma organização de denúncia a assinar uma ordem de mordaça, eu, particularmente, me recusei", escreveu.

Ele também acusa Assange de manter laços com Israel Shamir, um escritor sueco frequentemente acusado de antissemitismo e negação do Holocausto, e afirma também que o líder tem laços e amigos em serviços de segurança russos. "Assange parece ter uma motivação pessoal para ser amigável com Shamir. O filho de Shamir, Johannes Wahlstrom, aparentemente está sendo chamado para testemunhar em defesa de Assange em seu julgamento sueco".

Ball acredita que o mundo precisa de um WikiLeaks sem rosto público, de modo que a armadilha do "culto ao herói" possa ser evitada. Ele diz que o problema de Assange é que ele acredita na "causa nobre" de sua corrupção, assim ele desculpa a si mesmo por adotar um comportamento que ele condena nos outros, tudo porque, em sua essência, ele acredita ser o mocinho da história.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.