Jornais brasileiros decidem sair do Google News

Por Redação | 22.10.2012 às 11:19

Na última semana, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmou que todos os seus membros - 154 jornais que circulam pelo Brasil - decidiram se retirar do serviço de buscas de notícias Google News. Os jornais afirmam que o Google se recusou a pagar pela disponibilização dos seus conteúdos e que está direcionando o tráfego para outros sites. As informações são da BBC.

A Associação trabalha em parceria com o Google News desde 2010, permitindo que a empresa publique em sua página de busca o título e as primeiras linhas das notícias dos principais jornais. No entanto, o órgão decidiu deixar de cooperar, pois o "experimento falhou".

"Ficar com o Google News não está nos ajudando a ampliar o nosso público no meio digital, pelo contrário", afirmou Carlos Fernando Lindenberg Neto, presidente da associação de jornais. "Ao fornecer as primeiras linhas de nossas histórias aos usuários da internet, o serviço reduz as chances de que eles acessem nosso site para ler as histórias completas".

Google News

Foto: Divulgação

O Knight Center for Journalism in the Americas afirmou que a associação acredita que o Google News não apenas reduziu o tráfego para os seus sites, mas é que eles não veem nenhum benefício em manter a atual parceria. "A presença do Google News no mercado brasileiro é pequena. Acreditamos que (a perda de tráfego) é um preço aceitável para proteger nossos conteúdos e marcas", completou Lindenberg Neto.

O Google, por sua vez, defendeu recentemente sua posição de não pagar pela disponibilização de conteúdos dos sites de jornais em seu serviço de notícias, afirmando que seus canais noticiosos possuem mais de 1 bilhão de cliques ao redor do mundo.

E a Associação afirmou que, apesar de estar deixando o serviço, muitos dos portais dos jornais brasileiros continuarão sendo listados pela busca do Google. Ou seja, os usuários de internet usando o Google - e não o Google News - poderão continuar buscando e acessando o conteúdo dos sites dos jornais.