Investidores apostam em computação quântica para conseguir Internet mais rápida

Por Redação | 02.01.2013 às 18:30

A grande maioria dos usuários da web clama por duas necessidades "básicas" para uma navegação tranquila: segurança e velocidade. Os parceiros de um fundo de capital de risco estão apostando que a melhor solução para esses dois itens está na aplicação da física quântica.

Serguei Kouzmine, sócio diretor da Quantum Wave Fund, acredita que "o hardware tem que passar por uma mudança revolucionária". Segundo informações do TechnologyReview, o fundo já levantou mais de US$ 30 milhões para investir e tem como objetivo recolher um total de US$ 100 milhões.

Kouzmine diz que a ideia do lançamento do fundo faz sentido porque os avanços em software e o aumento do uso da Internet criaram problemas que não podem ser solucionados com as redes de comunicação e abordagens para a segurança online usadas hoje.

O Quantum Wave Fund conta com um conselho formado por cientistas de física quântica, incluindo nomes como Vladimir Shalaev, da Universidade de Purdue, cujo grupo de pesquisa foi o primeiro a criar trabalhos relacionados à capa da invisibilidade e lasers em nanoescala com potencial para serem usados em novas formas de comunicação e computação.

O site ressalta que a física quântica realmente oferece algumas ideias interessantes sobre como a fibra ótica, links de dados e backbones da Internet poderiam ser mais espaçosos e seguros. Sistemas protótipos que usam propriedades quânticas da luz para criar links indissolúveis de comunicações seguras podem ser mais práticos, permitindo que se tornem generalizados.

Kouzmine diz que vai anunciar o primeiro investimento do fundo "em breve", mas ele também acrescenta que aplicações mais limitadas de computação quântica são concebíveis. Porém, diz que computadores inteiramente baseados nesse tipo de tecnologia ainda são algo distante.