Internet pode chegar a 3 bilhões de usuários em 2014

Por Redação | 07.05.2014 às 18:07

A rede mundial de computadores pode fechar 2014 com aproximadamente 3 bilhões de usuários. É a conta feita pela International Telecommunication Union (ITU), reconhecida como uma das mais confiáveis e imparciais empresas do setor em todo o mundo, especializada em informação e comunicação de tecnologias.

De acordo com estudo feito pela ITU, dois terços dos usuários vêm de países emergentes, como o Brasil, e o número de usuários de dispositivos móveis deve chegar a 2,3 bilhões em todo o mundo no final do ano, com 50% desses aparelhos nos países emergentes.

Com relação aos telefones, os fixos continuam caindo e devem registrar queda de 100 milhões de contas, em relação aos registros feitos em 2009. Os celulares continuam bastante procurados e devem chegar a 7 milhões ao final de 2014. A maior alta acontece na África e Ásia/região do Pacífico, com crescimento de 69% e 89%, respectivamente.

O número de conexões móveis, que também estão em celulares mas não entram no estudo como telefones, já que também podem ser acessados por tablets ou dispositivos vestíveis, deve chegar a 2,3 bilhões de usuários.

Um dos dados interessantes com relação aos chamados países desenvolvidos é que a internet doméstica está chegando ao nível de saturação, com presença de 78%, diante de 31% dos emergentes.

Nas Américas, duas de três pessoas estarão utilizando a web e na Europa três de quatro pessoas também estarão conectadas até o final do ano, de acordo com o levantamento. A África é destaque e deve registrar um total de 20% da população com acesso à internet até o fim de 2014.

Fonte: http://www.itu.int/net/pressoffice/press_releases/2014/23.aspx#.U2qJBCjiisS