Internet: compartilhar sinal com vizinhos pode acarretar multa de até R$ 8 mil

Por Redação | 25 de Agosto de 2012 às 13h50
photo_camera Notícias Tecnologia

Você sabia que compartilhar sua internet banda larga com seus vizinhos pode gerar penalidades? A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que a prática de compartilhamento de sinal é ilegal e pode acarretar uma multa de até R$ 8 mil para o assinante do plano.

O órgão afirmou que o sinal não pode passar do perímetro da casa ou apartamento, e que a comercialização desse sinal também não é permitida.

Segundo o G1, a divisão de internet entre residências só é permitida em alguns casos, como em casas dentro do mesmo lote, por exemplo, sobrados ou casa dos fundos que está vinculada com a residência da frente. Mas o compartilhamento entre apartamentos e vizinhos de muro é ilegal.

A questão dos riscos de compartilhamento de internet vão muito além da multa. Se um computador que compartilha o sinal for infectado por um vírus, ele poderá espalhar o malware para as outras máquinas da vizinhança. E se uma das pessoas que compartilham a internet estiver envolvida em casos de fraudes virtuais, o assinante do plano de banda larga é quem será investigado e responsabilizado pelo crime.

O órgão regulador só investiga a prática ilegal mediante denúncia, seja de um vizinho que se sentiu lesado ou da própria provedora de internet.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.