Internet Archive quer armazenar as notícias de TV exibidas desde 2009

Por Redação | 18 de Setembro de 2012 às 16h29

O projeto Internet Archive, fundado em 1996, anunciou nesta segunda-feira (17) que passará a armazenar também todas as notícias produzidas por canais de TV desde 2009. O site do projeto já digitalizou milhares de livros e tentou coletar dados de todos os sites criados nos últimos 15 anos.

De acordo com o The New York Times, a coleção online irá coletar as notícias produzidas por 20 canais de televisão noticiosos nos últimos três anos, abrangendo mil séries de notícias que geraram mais de 350 mil programas diferentes dedicados ao mesmo tema.

Brewster Kahle, criador e atual administrador do projeto, afirmou que a ideia da coleção virtual não é ajudar apenas os pesquisadores que buscam por dados para os seus trabalhos, mas também os cidadãos comuns a terem mais informações sobre os acontecimentos históricos

Entre os canais noticiosos estão CNN, Fox News, NBC News, PBS e emissoras pequenas retransmissoras de conteúdo. Kahle afirmou que eles planejam ampliar o número de canais e programas noticiosos que terão seu conteúdo armazenado no Internet Archive.

Programas noticiosos CNN

Os principais canais a terem seus conteúdos armazenados são a CNN, Fox News e NBC News

Todo o conteúdo estará disponível, gratuitamente, a partir de hoje (18) e os usuários poderão buscar por notícias através de palavras-chave e também de termos apresentados nas legendas dos programas e das reportagens. Os usuários deverão conectar as palavras da busca com indicações de tempo como, por exemplo, mês ou ano, e uma série de clipes de notícias serão apresentadas pelo serviço.

Os interessados em adquirir o programa ou documentário inteiro, poderão solicitar e receber em suas residências uma cópia física do produto televisivo. E vale ressaltar que todos os arquivos disponíveis no site estão protegidos por uma lei de direitos autorais sancionada em 1976 pelo governo norte-americano.

O Internet Archive surgiu com o intuito de armazenar todas as obras literárias e noticiosas produzidas pela humanidade em um lugar único e com espaço de armazenamento extenso. O financiamento do projeto é feito praticamente por doações e o Internet Archive recebe contibuições anuais do Arquivo Nacional e da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, entre outras instituições.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.