Internautas invadem teleconferência de Edward Snowden durante evento

Por Redação | 16 de Março de 2015 às 11h02
photo_camera Wired

O ex-analista de sistemas da NSA, Edward Snowden, tentou participar de uma discussão em uma conferência de tecnologia no último sábado (14) na FutureFest, em Londres. No entanto, Snowden ficou constrangido quando sua chamada de vídeo foi interrompida diversas vezes por internautas intrusos que, de alguma forma, invadiram a chamada que supostamente deveria ser privada.

Para participar diretamente de Moscou, na Rússia, Snowden utilizou o serviço Google Hangouts. Por ser procurado pelo governo norte-americano pelo vazamento de documentos sigilosos, o ex-funcionário da agência de segurança norte-americana não pode viajar pessoalmente para os eventos, sendo as videochamadas a melhor maneira de poder participar com suas opiniões e questionamentos.

O Google Hangouts permite que os usuários o configurem para que diversas pessoas participem da mesma chamada de vídeo online. Snowden estava em sua chamada de vídeo utilizando seu nome de perfil "Ben", no entanto quem criou ou iniciou a chamada não tinha configurado as opções de privacidade para restringir tanto a visibilidade da conferência para o público quanto o áudio dos demais participantes. A trapalhada acabou fazendo a chamada vazar na internet e alguns bisbilhoteiros acabaram aparecendo sem serem convidados.

Edward Snowden

O primeiro a interromper a chamada de Snowden na conferência foi um homem sentado em uma cama, que começou a rir quando percebeu que ele estava participando de uma chamada com Edward Snowden. O homem que estava infiltrado na conversa também estava no telefone, aparentemente. Snowden brincou com a situação comentando "Eu vejo um cara em sua cama".

Snowden parecia não se importar muito, mas, em seguida, um visitante começou a falar e seu telefone tocou bem alto, abafando os comentários de Snowden. Mesmo com a interrupção, o ex-analista continuou sua participação, indicando que tudo estava bem. Ele explicou que os governos usam palavras longas para descrever a vigilância em massa, aproveitando para enfatizar que tais governos usam truques para fazer com que as pessoas aceitem violações de privacidade. De repente alguém entrou na chamada e, surpreso, gritou: "holy shit!"

Neste momento, no entanto, Snowden se irritou. Ele estava no meio de um ponto chave e de repente alguém invade a conferência e expressa um palavrão. Um funcionário, para evitar piorar a situação, silenciou o invasor antes que ele pudesse fazer mais barulho.

O pessoal do Business Insider conversou com Ilan Katin, o homem que interrompeu a chamada. Ele afirmou que não quis fazer nenhuma brincadeira e não estava esperando que o Hangouts seria público. Ele garantiu estar envergonhado com o que tinha acontecido e que "queria ver e ouvir, mas não ser ouvido". Que mico, heim?

Fonte: http://uk.businessinsider.com/edward-snowden-interrupted-at-futurefest-conference-in-london-2015-3?r=US

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.