'Instant Video Finder': Amazon testa novo recurso parecido com o da Netflix

Por Redação | 08 de Janeiro de 2013 às 09h20

A Amazon acaba de lançar um novo recurso chamado 'Instant Video Finder' para ajudar seus usuários a encontrar conteúdo interessante entre o material disponível em sua biblioteca de filmes e programas de TV.

O serviço foi lançado em uma versão beta para testes, e classifica os títulos por diversas categorias de busca, o que ajuda a encontrar algo realmente interessante para o usuário. A gigante do e-commerce anunciou o lançamento do localizador em seu Twitter oficial, incentivando os usuários de seu serviço a "encontrar o programa que se encaixe perfeitamente com seu humor".

A ferramenta é bem parecida com a utilizada por serviços como a Netflix, que mostra as categorias de maneira mais personalizada, com base no histórico de exibição do usuário por gênero, tema, enredo, etc. A página inicial do 'Instant Video Finder' mostra 50 categorias. Depois que usuário escolhe uma delas, o sistema traz uma lista com 12 novas subcategorias mais específicas.

Essas subcategorias podem se dividir entre cerca de 8 e 80 opções, o que significa que grande parte do conteúdo ainda terá de ser buscado usando a caixa de pesquisa no topo da página. Ainda assim, se o algoritmo do novo recurso prova que é realmente eficaz em aprender o que o usuário gosta. O número relativamente pequeno de sugestões deve crescer ao longo do tempo, de acordo com os títulos aos quais o usuário assistiu.

Instant Video Finder da Amazon

Instant Video Finder, ainda em fase beta

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.