IBOPE: com nova contagem, número de internautas brasileiros passa de 94 milhões

Por Redação | 14 de Dezembro de 2012 às 17h37

O Ibope Nielsen Online divulgou nesta sexta-feira (14) os resultados do seu último levantamento sobre internet no Brasil e registrou que o país fechou o terceiro trimestre de 2012 com 94,2 milhões de internautas. O número abrange adultos acima dos 16 anos com acesso à internet em diversos lugares (casa, trabalho, lan house, escolas entre outros) e crianças entre 2 e 15 anos.

Este é o primeiro trimestre que o Ibope inclui crianças com acesso à rede domiciliar. Sem levar em consideração o número de crianças internautas, o Brasil registrou 85,3 milhões de adultos conectados no terceiro trimestre deste ano, aumento de 2,4% sobre os 83,4 milhões de internautas computados no trimestre anterior e aumento de 8,8% em comparação ao terceiro trimestre de 2011.

Ibope gráficos

A inclusão do grupo de crianças e adolescentes na contagem geral de usuários da internet no Brasil se deve a uma proposta do Interactive Advertising Bureau (IAB), que defende a necessidade de um número que pudesse compreender de forma abrangente o mercado.

Ainda segundo o levantamento, o acesso à internet no local de trabalho ou em domicílios chegou a 72,4 milhões no período, aumento de 2,1% sobre os 70,9 milhões registrados no período anterior. Quando se fala do acesso somente em residências, o Ibope registrou um aumento ainda maior no número de internautas, fechando o quarto trimestre de 2012 com 69,5 milhões de usuários, aumento de 2,5% em relação ao período anterior.

Ibope gráficos

Durante o mês de novembro, o número de usuários ativos em domicílio foi de 44,7 milhões, registrando aumento de 3,1 sobre os 43,3 milhões de internautas ativos em outubro. O número de internautas ativos em casa ou no trabalho no último mês foi de 53,6 milhões, apresentando aumento de 12% em relação a novembro de 2011.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.