IBGE: apenas 1/3 dos lares brasileiros possui computador com conexão à internet

Por Redação | 28.11.2012 às 12:21
photo_camera Master Soft BC

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (28) os resultados do seu último levantamento de Indicadores Sociais, no qual afirma que apenas 31% dos 52,8 milhões de lares brasileiros possuíam, em 2011, computador com conexão à internet, energia elétrica, aparelho de DVD, TV em cores e máquina de lavar simultaneamente. As informações são do jornal A Folha de S. Paulo.

Se excluirmos o acesso à internet, a porcentagem de casas brasileiras que possuem os itens relacionados acima sobe para 34,7%. O IBGE ainda afirmou que dos 69% das casas que não possuíam todos os bens ao mesmo tempo, 84,9% afirmaram que lhes faltava um computador com internet, indicando que o Brasil ainda precisa avançar muito no quesito da inclusão digital.

Pessoas no PC

Somente na região metropolitana de São Paulo, 49,6% dos lares tinham acesso simultâneo a todos os bens

As diferenças de acesso também foram sentidas de região para região do país. Nos lares das regiões Norte e Nordeste, 16% e 15,2%, respectivamente, possuíam computador com internet, energia elétrica, máquina de lavar, TV em cores e aparelho de DVD ao mesmo tempo.

Já nos domicílios das regiões Sul e Sudeste, esses bens estavam presentes em 38,7% e 38,2%, respectivamente, em 2011. E o Centro-Oeste registrou a presença dos itens em 28,4% dos lares. Os especialistas do IBGE afirmam que o ideal é ter todos esses bens de consumo juntos em uma única casa.

No estado de São Paulo, 44,1% possuíam todos os itens no ano anterior. Na capital do estado e sua região metropolitana, o Instituto registrou o acesso a todos bens simultaneamente em 49,6% das residências.