Hugo Barra elogia iPhone 6: "É o smartphone mais bonito já construído"

Por Redação | 28.10.2014 às 17:41
photo_camera Divulgação

Você que acompanha notícias de tecnologia certamente já deve ter lido alguma coisa a respeito da Xiaomi. Apelidada por muitos como a "Apple oriental", a empresa tem sido uma das referências do mercado de telefonia móvel asiático. A entidade ganhou ainda mais destaque aqui no Brasil após o mineiro Hugo Barra, que antes era um dos líderes da divisão Android, do Google, assumir a vice-presidência da companhia.

Um dos assuntos mais recorrentes ligados à Xiaomi está justamente nessa comparação com a gigante de Cupertino, uma vez que a chinesa já foi acusada diversas vezes de copiar o design dos iGadgets da Maçã. Contudo, na opinião de Barra, medir os dispositivos de uma empresa com base nos aparelhos da concorrência não faz sentido, uma vez que nenhuma companhia possui um produto verdadeiramente original no mercado atualmente.

As declarações de Barra foram feitas durante um evento promovido pelo Wall Street Journal, após ser perguntado sobre críticas recentes que acusam a Xiaomi de crescer na indústria de smartphones por supostamente copiar os iPhones. "Nossos designers e engenheiros são inspirados por grandes produtos – e francamente, no mundo de hoje, quem não é? Me diga um produto em nosso mercado que tem uma linguagem de design completamente única. Você não será capaz de encontrar um", comentou. As informações são do site The Verge.

O executivo sugeriu que os telefones e software fabricados pela Xiaomi se assemelham ao visual de produtos já existentes, mas isso porque a empresa é jovem – apenas quatro anos de vida – e seus projetistas ainda não têm confiança suficiente para desenvolver eletrônicos com designs inéditos. "É uma luta, mas acho que estamos aprendendo e progredindo. Quando você olha para o material que ainda está por vir das nossas mãos, você vai descobrir algumas reviravoltas", disse.

Barra também disse que o último smartphone lançado pela Apple, o iPhone 6, possui um design semelhante ao estilo adotado pela HTC. Além disso, observou que muitas funcionalidades presentes no aparelho já existiam no sistema do robôzinho verde. "As configurações/definições no iOS são muito melhores do que no Android, mas elas já existiam no Android [há muito tempo]", afirmou.

Por outro lado, Barra não poupou elogios na hora de falar sobre a sexta gerção de smartphones da Maçã. Para ele, o iPhone 6 é "o smartphone mais bonito já construído".

Em março deste ano, Jony Ive, vice-presidente sênior de design na Apple, critou empresas que roubam suas invenções, dizendo que essas companhias são responsáveis por empobrecer o mercado tecnológico. "Estamos cercados por produtos malfeitos e desenvolvidos de forma anônima, e é tentador pensar que isso acontece porque as pessoas que os usam não se importam com design – muito menos com os designers. (...) O que é copiado não é apenas o design, são milhares e milhares de horas de esforço", declarou.

Recentemente, ele voltou a acusar outras entidades, entre elas a Xiaomi, de roubo e preguiça. Em resposta, o presidente da asiática, Lin Bin, disse que o corpo executivo da empresa não gosta de atuar na base de criação dos produtos e, por esse motivo, somente os consumidores que adquiriram aparelhos da companhia podem falar a respeito da experiência proporcionada por eles – e se realmente copiam os gadgets da Apple ou não.