Huawei fecha acordo para disponibilizar 5G na Rússia até 2018

Por Redação | 19 de Novembro de 2014 às 13h03

A multinacional chinesa Huawei anunciou nesta quarta-feira (19) que assinou um acordo com a operadora russa de telefonia móvel MegaFon. O objetivo do pacto é desenvolver e implantar redes de ensaio 5G até a Copa do Mundo de 2018, que ocorrerá na Rússia.

O acordo entre as empresas de telecomunicações prevê a padronização da tecnologia, determina os requisitos para construir uma rede 5G e cria uma equipe para realizar ensaios e dar cobertura à Copa do Mundo na Rússia. Os projetos pilotos no país devem ser concluídos até o final de junho de 2017.

O presidente de produtos e soluções da Huawei, Ryan Ding, disse que "com a ajuda da MeganFon, a empresa está confiante para tornar o serviço realidade para os cidadãos da Rússia e fãs de futebol ao redor do mundo", dois anos antes do estimado para que a tecnologia chegue em definitivo.

Huawei e MegaFon

Este é mais um indicador de quão séria a Huawei está encarando a tecnologia 5G. No Reino Unido, a empresa já teria se comprometido a investir 5 milhões de euros em um centro de pesquisa 5G, onde a tecnologia é esperada para o ano de 2022. Além disso, um relatório recente prevê que, até 2020, 90% da população mundial acima de seis anos de idade terá um dispositivo móvel. Assim, é compreensível que a Huawei queira se tornar o centro das atenções implantando as tecnologias necessárias para atender a toda essa gente com a nova tecnologia.

No ano passado, a fabricante chinesa havia anunciado um investimento de US$ 600 milhões em pesquisas para o 5G nos próximos cinco anos. Além da Huawei, outra empresa que está bastante comprometida com a implantação da internet móvel de próxima geração é a operadora japonesa NTT DoCoMo. No começo do ano, a companhia disse que pretende ter serviços 5G instalados e funcionando em tempo da abertura dos Jogos Olímpicos de 2020.

Fonte: http://thenextweb.com/insider/2014/11/19/5g-might-available-soon-2018/http://www.mobileworldlive.com/huawei-russias-megafon-plan-5g-launch-2018-world-cup

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.