Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem apontado como criador das Bitcoins quer processar revista

Por| 14 de Outubro de 2014 às 12h40

Link copiado!

Homem apontado como criador das Bitcoins quer processar revista
Homem apontado como criador das Bitcoins quer processar revista

Meses depois da publicação de uma matéria de capa da revista Newsweek, na qual um homem chamado Dorian Nakamoto é apontado como a pessoa por trás do criador das Bitcoins, Satoshi Nakamoto, a publicação norte-americana está sendo ameaçada de processo pelas mãos do próprio. O morador do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, criou um fundo de defesa para receber doações e acionar a publicação judicialmente, alegando que a reportagem é caluniosa e totalmente inverídica.

Semanas após a publicação da matéria, Nakamoto já havia vindo à público afirmar que não seria o Satoshi criador da moeda virtual, apesar deste ser o seu nome do meio. Ele disse que, mesmo que estivesse envolvido na questão, não poderia revelar nada a ninguém pois isso afetaria a segurança da infraestrutura do criptodinheiro, além de alegar que a revelação teria afetado sua paz e vida pessoal.

É justamente por isso que, agora, ele pretende processar a publicação e abriu um site para a arrecadação dos fundos, com o título bastante direto “Newsweek Mentiu”. Na página, ele afirma que as palavras da repórter Leah McGrath Goodman afetaram não apenas a ele, mas também a toda sua família, e pede a ajuda dos interessados para levar os responsáveis à justiça para prestação de esclarecimentos e o pagamento de compensações.

Continua após a publicidade

A ironia é que, entre as opções tradicionais de doação, como cartões de crédito ou até mesmo o envio de ordens de pagamento, também existem opções que utilizam as Bitcoins. O método, inclusive, é sugerido para quem quiser contribuir com mais de US$ 1 mil, já que é uma maneira não-rastreável e anônima de contribuir com uma soma tão grande, caso o responsável queira manter sua identidade em sigilo.

O que chama a atenção, acima de tudo, é a estranheza da história. Caso realmente fosse o criador da Bitcoin, Dorian Satoshi Nakamoto seria também o detentor de uma das maiores carteiras da criptomoeda existentes em todo o mundo. Sendo assim, com certeza não precisaria recorrer à comunidade virtual para obter fundos para mover um processo contra a Newsweek.

Por outro lado, para muitos, a ideia de criar uma campanha desse tipo seria uma forma de desviar a atenção. Ao aparecer como um pobre coitado, que foi prejudicado pela gigantesca revista e viu sua vida virada de ponta-cabeça, Nakamoto seria capaz de convencer a todos que ele realmente não é Satoshi, quando a recíproca, sim, é que é verdadeira. Vamos ter que acompanhar os próximos capítulos dessa saga para sabermos o que vai acontecer.