Google corrige bug do YouTube que permitia qualquer pessoa apagar qualquer vídeo

Por Redação | 01.04.2015 às 10:36

Um pesquisador de segurança russo descobriu uma falha no YouTube que permitiria a qualquer usuário apagar qualquer vídeo postado no site.

Kamil Hismatullin estava vasculhando o código do site atrás de possíveis brechas (busca essa pela qual o Google costuma pagar um valor considerável a quem de fato encontrar algo e avisá-lo) quando chegou à parte de gerenciamento de transmissões ao vivo e viu que era simples para qualquer usuário deletar vídeos do site.

Para tal, o hacker descobriu que bastava substituir uma parte do ID por "delete_live_event" e o YouTube automaticamente removia o vídeo, sem nem checar se quem tivesse dado o comando poderia de fato estar fazendo aquilo. O russo até criou um "tutorial" no próprio YouTube mostrando como fazer isso, que você pode ver logo abaixo (em inglês):

Hismatullin até brincou dizendo que lutou "contra uma forte tentação de limpar o canal do Justin Bieber, mas nenhum dano foi causado no final", O russo resportou a falha ao Google, que pagou US$ 5 mil (cerca de R$ 16 mil na cotação atual) ao hacker e consertou o bug em poucas horas.

Fonte: Business Insider