Governo federal abre seleção de municípios para o projeto Cidades Digitais

Por Redação | 04.02.2013 às 13:28

O governo federal abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições para os municípios que quiserem participar do Projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações. Os governos locais terão até o dia 5 de abril para enviar seus projetos para avaliação - cerca de 200 cidades serão atendidas neste ano. As informações são da Agência Estado.

Com base na portaria do Ministério, os municípios que serão atendidos pelo projeto devem ter menos de 50 mil habitantes. O governo garantirá infraestrutura de rede para conectar os serviços e órgãos da prefeitura local, instalação de pontos públicos de acesso à internet e a instalação de aplicações, intituladas governo eletrônico, que permitem, por exemplo, a matrícula de alunos nas escolas municipais e o agendamento de consultas médicas pela internet.

As cidades contempladas ainda devem receber projetos de capacitação de servidores públicos para o uso e manutenção das redes de internet e sobre o uso das ferramentas digitais na gestão das cidades. O Ministério das Comunicações estima que o Projeto Cidades Digitais deverá ter orçamento de R$ 100 milhões em 2013. As informações completas sobre a seleção foram publicadas na edição de hoje (4) do Diário Oficial da União e as inscrições podem ser feitas através do portal do Ministério.