Governo da Turquia bloqueia acesso ao YouTube

Por Redação | 27.03.2014 às 17:39

Apenas alguns dias após bloquear o acesso ao Twitter, quem acabou tendo o acesso impedido pelo governo turco foi o YouTube. Segundo informações do The Next Web, o site de vídeos agora está inacessível em todos os provedores de internet da Turquia.

YouTube bloqueado na Turquia

Segundo a Reuters, a autoridade de telecomunicações do país anunciou hoje que tomou "ações administrativas" contra a plataforma do Google. "Esta é outra medida desesperada e deprimente na Turquia", disse Neelie Kroes, vice presidente da Comissão Europeia.

De acordo com informações do Wall Street Journal, o Google recusou pedidos do governo turco para remover um vídeo que mostrava a corrupção de políticos. Nele, o primeiro ministro turco Tayyip Erdogan aparece ensinando o filho a esconder dinheiro de investigadores. O vídeo já foi visto milhões de vezes.

O Google já temia ter seu site de vídeos bloqueado ao ignorar o pedido turco, em algo que caracterizou como "ameaça iminente". Enquanto o governo da Turquia não emite nenhum novo comentário sobre o caso, todos os usuários do país não podem acessar o YouTube.

Já o Twitter entrou com um processo nas cortes turcas para ter o bloqueio do site revogado. O banimento havia sido justificado com três ordens judiciais e uma solicitação de um promotor.

A agência de notícias AFP informou que a corte turca já ordenou o desbloqueio do Twitter, apesar de que uma medida assim pode ser apenas temporária.