Governo da Turquia bloqueia acesso ao YouTube

Por Redação | 27 de Março de 2014 às 17h39
Tudo sobre

YouTube

Apenas alguns dias após bloquear o acesso ao Twitter, quem acabou tendo o acesso impedido pelo governo turco foi o YouTube. Segundo informações do The Next Web, o site de vídeos agora está inacessível em todos os provedores de internet da Turquia.

YouTube bloqueado na Turquia

Segundo a Reuters, a autoridade de telecomunicações do país anunciou hoje que tomou "ações administrativas" contra a plataforma do Google. "Esta é outra medida desesperada e deprimente na Turquia", disse Neelie Kroes, vice presidente da Comissão Europeia.

De acordo com informações do Wall Street Journal, o Google recusou pedidos do governo turco para remover um vídeo que mostrava a corrupção de políticos. Nele, o primeiro ministro turco Tayyip Erdogan aparece ensinando o filho a esconder dinheiro de investigadores. O vídeo já foi visto milhões de vezes.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Google já temia ter seu site de vídeos bloqueado ao ignorar o pedido turco, em algo que caracterizou como "ameaça iminente". Enquanto o governo da Turquia não emite nenhum novo comentário sobre o caso, todos os usuários do país não podem acessar o YouTube.

Já o Twitter entrou com um processo nas cortes turcas para ter o bloqueio do site revogado. O banimento havia sido justificado com três ordens judiciais e uma solicitação de um promotor.

A agência de notícias AFP informou que a corte turca já ordenou o desbloqueio do Twitter, apesar de que uma medida assim pode ser apenas temporária.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.