Google vai medir qualidade de conexão com a internet usando o YouTube

Por Redação | 22.01.2014 às 16:02

O Google está implementando, aos poucos, um sistema que vai analisar a qualidade da internet contratada pelos usuários do YouTube. Por meio da novidade, as operadoras receberão uma nota que, mais tarde, constituirá um índice de adequação das redes à transmissão de conteúdos em alta definição, por exemplo.

Por enquanto, o Video Quality Report está disponível apenas no Canadá e vem acumulado resultados positivos por lá. Com o tempo, as empresas poderão receber um de três selos: YouTube HD Verified, para a conexão apta a rodar vídeos de alta definição sem interrupções; Standard Definition, para resoluções em 360p; ou Lower Definition, quando a conexão é incapaz de rodar vídeos sem interrupções.

A ideia do Google é que o novo serviço sirva como um termômetro para que os usuários escolham os melhores pacotes de internet para as próprias necessidades. As empresas podem se beneficiar dos índices ao perceberem gargalos em sua infraestrutura, como horários de maior pico, e melhorarem os serviços para receberem graduações maiores.

O site da iniciativa também oferece algumas dicas para que o próprio usuário possa tornar a experiência mais agradável. Entre as sugestões, estão a realização de atualizações no navegador e no Flash Player, além da limpeza do cache e verificações na rede para que não ocorram interferências.