Google quer substituir telefones públicos por hotspots em Nova York

Por Redação | 24 de Julho de 2014 às 10h45
photo_camera Reprodução/Bloomberg

O Google e outras 50 empresas se reuniram em maio para uma conferência na qual pretendiam discutir o futuro dos telefones públicos de Nova York, nos Estados Unidos. Entre as propostas da companhia e das demais participantes, está transformar os pontos de telefones públicos em cabines de Wi-Fi, oferecendo acesso gratuito à rede sem fio em toda a cidade.

Segundo a Bloomberg, as licitações para as empresas saíram na última terça-feira (22). O objetivo do projeto é que todas as atuais cabines de telefone sejam substituídas por pontos de Wi-Fi. Esses locais também terão que fornecer outros serviços como de publicidade e telefonia, segundo o Departamento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações de NYC.

Nova York conta com mais de 7.300 cabines de telefones públicos. Se todas forem equipadas com os novos serviços, todos os cinco distritos da cidade terão acesso à internet gratuita. A empresa que vencer a licitação terá uma ampla cobertura em todas as regiões.

Para explicar a proposta do projeto no site da cidade, o texto afirma que “a ampla adoção de dispositivos móveis reduz a necessidade global de telefones públicos”, mas ressalta que nem todos têm acesso ao celular e nem todos têm conexão com a rede em todos os momentos, apontando a necessidade do conjunto de serviços nas cabines.

Com o projeto, os cidadãos e turistas de Nova York poderão estar conectados o tempo todo. E se o usuário se conectou em um ponto, ele permanecerá ligado à rede nos demais, conforme for andando pela cidade. O benefício será maior principalmente para áreas que não possuem uma boa cobertura das atuais operadoras.

O Google está trabalhando para facilitar o acesso dos usuários à internet nos Estados Unidos, visando aumentar o uso de seus próprios serviços na web. A companhia já oferece acesso sem fio em Mountain View e no bairro de Chelsea, em Nova York, onde mantém um escritório.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.