Google perde espaço no mercado de buscadores e registra maior queda desde 2009

Por Redação | 08 de Janeiro de 2015 às 15h37
TUDO SOBRE

Google

Uma mudança no mecanismo de busca usado por padrão no Firefox causou grandes mudanças no mercado da busca online.

De um lado, temos o Google registrando sua maior perda de market share, saindo dos 79,3% registrados em dezembro de 2013 para 75,2% no mesmo período do ano passado. De outro, o Yahoo! está em festa, com o maior crescimento nesse setor já registrado na história. A empresa foi de 7,4% no final de 2013 para 10,4% em dezembro do ano passado, desde que se tornou parceira da Mozilla para as buscas dentro do navegador Firefox. Os números são da StatCounter e foram publicados pela Bloomberg.

A expectativa é que esses números aumentem ainda mais para o Yahoo!, já que o Firefox é hoje um browser utilizado por 12% dos usuários de internet. Muitos deles podem ter o mecanismo de buscas alterado manualmente para o Google, mas na medida em que atualizações de software forem sendo recebidas, a ideia é que o market share da empresa aumente mais.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No entanto, ele não deve chegar nem perto dos números astronômicos exibidos pelo Google. A gigante das buscas faz jus a seu nome por meio de uma integração de serviços como mapas, imagens, redes sociais e diversas outras características que a tornam praticamente a ferramenta de buscas padrão para toda a internet. Dessa forma, o pessoal de Mountain View não deve se importar muito com a redução.

Ainda assim, a notícia de crescimento é altamente positiva para a CEO Marissa Mayer, que trabalha de forma intensa em novos projetos e propostas para aumentar a representatividade do Yahoo! entre as empresas e os usuários. Com uma maior penetração no mercado de buscas, aumentam também as oportunidades para venda de anúncios vinculados a isso, e é aqui que está a grande fonte de faturamento para a companhia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.