Google perde espaço no mercado de buscadores e registra maior queda desde 2009
Por Felipe Demartini | 08 de Janeiro de 2015 às 15h37
Uma mudança no mecanismo de busca usado por padrão no Firefox causou grandes mudanças no mercado da busca online.
De um lado, temos o Google registrando sua maior perda de market share, saindo dos 79,3% registrados em dezembro de 2013 para 75,2% no mesmo período do ano passado. De outro, o Yahoo! está em festa, com o maior crescimento nesse setor já registrado na história. A empresa foi de 7,4% no final de 2013 para 10,4% em dezembro do ano passado, desde que se tornou parceira da Mozilla para as buscas dentro do navegador Firefox. Os números são da StatCounter e foram publicados pela Bloomberg.
A expectativa é que esses números aumentem ainda mais para o Yahoo!, já que o Firefox é hoje um browser utilizado por 12% dos usuários de internet. Muitos deles podem ter o mecanismo de buscas alterado manualmente para o Google, mas na medida em que atualizações de software forem sendo recebidas, a ideia é que o market share da empresa aumente mais.
No entanto, ele não deve chegar nem perto dos números astronômicos exibidos pelo Google. A gigante das buscas faz jus a seu nome por meio de uma integração de serviços como mapas, imagens, redes sociais e diversas outras características que a tornam praticamente a ferramenta de buscas padrão para toda a internet. Dessa forma, o pessoal de Mountain View não deve se importar muito com a redução.
Ainda assim, a notícia de crescimento é altamente positiva para a CEO Marissa Mayer, que trabalha de forma intensa em novos projetos e propostas para aumentar a representatividade do Yahoo! entre as empresas e os usuários. Com uma maior penetração no mercado de buscas, aumentam também as oportunidades para venda de anúncios vinculados a isso, e é aqui que está a grande fonte de faturamento para a companhia.