Google passa a priorizar vídeos do YouTube em resultados de busca

Por Redação | 06.02.2014 às 19:02
photo_camera Divulgação

Procurar por músicas e videoclipes pode ficar mais fácil. Ou mais perto do YouTube. Isso porque o Google passou a priorizar os vídeos do portal nos resultados de uma busca.

Segundo o The Next Web, o Google começou a mostrar clipes do portal de vídeos em um tamanho maior e como primeiro resultado. No entanto, ao clicar no vídeo, o usuário é direcionado para o link no YouTube e não para a reprodução automática do conteúdo. A novidade foi descoberta pelo Search Engine Watch.

Além disso, informações como o álbum e ano de lançamento da música também aparecem abaixo do thumbnail (a capa do vídeo). O Canaltech fez o teste e conseguiu visualizar a nova disposição:

YouTube na busca do Google

Ainda segundo o The Next Web, nem todos os vídeos estão sendo listados desse jeito. A maioria é de clipes de música e principalmente os que foram postados pelo VEVO.

Procurado pelo Search Engine Watch, o Google disse que a nova disposição de vídeos beneficia outros serviços como o Vimeo e o Dailymotion. Contudo, fazendo uma busca rápida por músicas que não possuem versões oficiais de clipes no YouTube, é possível ver sugestões no Vimeo e DailyMotion, mas com thumbnails bem menores. Na versão brasileira do buscador, até mesmo sites de letras como Vagalume recebem destaque, mas também na versão menor.

Tudo indica que essa seja mais uma estratégia para dar força ao YouTube. Com serviços como Spotify e Rdio cada vez mais populares, a gigante de buscas quer ter certeza que os usuários continuem ouvindo músicas pelo YouTube.

YouTube na busca do Google