Google muda nome de praça na Alemanha para Adolf Hitler e pede desculpas

Por Redação | 13 de Janeiro de 2014 às 10h35

O Google pediu desculpas na última sexta-feira (10) após uma praça em Berlim, na Alemanha, ter seu nome trocado para Adolf Hitler Platz (em alemão, Praça Adolf Hitler), nome do ex-ditador alemão responsável pelo Holocausto judeu.

Praça Adolf Hitler - Google Maps

O nome correspondia ao antigo nome do local, na época nazista. Atualmente, a praça chama-se Theodor Heuss Platz, nome do primeiro presidente da Alemanha Ocidental após o término da Segunda Guerra Mundial. O erro foi notado por alguns usuários do Maps na tarde de quinta-feira.

Em e-mail enviado à NBC News, o Google disse que a mudança foi aprovada de maneira errada. "Estávamos cientes de um nome de uma rua de Berlim errado e inapropriado no Google Maps e nós corrigimos isso o mais rápido possível", afirmava o texto. "Pedimos desculpas por este erro."

Provavelmente, a mudança ocorreu por conta das edições feitas por usuários no Map Maker. Geralmente, as alterações feitas pelo recurso são revisados pela comunidade ou moderadores, porém, neste caso, isso não aconteceu.

A troca pode ser vista por algumas horas durante a quinta-feira, até que a companhia descobrisse o erro.

Durante o regime nazista, diversas praças e ruas foram renomeadas em homenagem a Hitler. Porém, receberam novos nomes após o término do nazismo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.