Google lança software para acelerar o desempenho de páginas na internet

Por Redação | 13.10.2012 às 10:20

O Google anunciou esta semana o lançamento da versão 1.0 de um novo módulo que promete acelerar o carregamento e desempenho de páginas na internet usando o popular Apache, o mod_pagespeed. O novo recurso faz parte do projeto da empresa para 'tornar a web mais rápida'.

A bandeira da Apache Software Foundation é amplamente conhecida e usada para entregar aos usuários dos mais diversos navegadores as suas páginas solicitadas. O software, por sua vez, pode ser estendido e o Google acredita que o mod_pagespeed já está pronto para o uso e para a melhora do desempenho do Apache.

Apache Software Foundation

Foto: Divulgação

"Os usuários preferem sites mais rápidos e temos visto que as páginas mais rápidas levam ao engajamento maior dos usuários, conversas e retenção", afirmou no blog oficial da empresa Joshua Marantz e Ilya Grigorik, técnico do mod_pagespeed e desenvolvedor do projeto Make the Web Fast, respectivamente.

A gigante da Web ainda oferece uma vantagem para as páginas mais rápidas, fazendo com que os sites que carregam mais rápido apareçam nas primeiras páginas do serviço de buscas do Google.

O mod_pagespeed levou aproximadamente dois anos para ser desenvolvido e sua versão beta já está no ar. A extensão já é usada por mais de 120 mil sites e é oferecida como uma opção pelas empresas de hospedagem de sites como, por exemplo, a DreamHost e a GoDaddy. Além disso, a ferramenta de código aberto também é capaz de comprimir programas JavaScript e imagens quando necessário.