Google lança ferramenta para que próprio usuário crie mapas no Street View

Por Redação | 10.12.2013 às 12:32 - atualizado em 10.12.2013 às 15:44

O Google Maps anunciou, nesta segunda-feira (9), em post no seu blog oficial, o lançamento de uma nova ferramenta que permite que usuários criem seus próprios mapas 360º no Street View.

A ideia é que pessoas usem a novidade em diversos momentos, seja para relembrar seu local favorito ou criar um tour virtual para mostrar a clientes. "Estamos muito animados para ver os diferentes tipos de experiências no Street View com que todos vão poder contribuir. Por exemplo, esse recurso pode permitir que organizações sem fins lucrativos documentem e promovam os locais bonitos que elas se esforçam para proteger", afirma Evan Rapoport, gerente de produto do Google Maps e Photo Spheres, no comunicado.

Para criar um mapa, o usuário deve fazer o upload de fotos para o Views, que devem ser tiradas com o aplicativo Photo Sphere (disponível somente para alguns modelos de Android) ou então, usando uma câmera DSLR. Em seguida, basta selecionar as fotos que você deseja juntar para criar uma paisagem, localizá-las no mapa e conectá-las, como um "ligue os pontos", para posicioná-las no local certo.

Criar mapas no Street View

Depois de criado, o mapa pode ser compartilhado com amigos, incorporado em websites ou, ainda, utilizado dentro de aplicativos por meio do Google Maps API.

Confira abaixo um exemplo de mapa criado usando a ferramenta: