Google lança app do YouTube exclusivo para crianças

Por Redação | 23 de Fevereiro de 2015 às 13h10

Como já havia sido revelado na última semana, o Google lançou nesta segunda-feira (23) o YouTube Kids, app para iOS e Android que traz uma versão do site de vídeos exclusivamente para os pequenos. Apostando em conteúdo infantil, educativo e, acima de tudo, seguro, a ideia é entregar uma experiência amigável para as crianças, ao mesmo tempo que permite que os pais assumam o controle sobre a utilização e a escolha de vídeos assistidos pelos filhos.

Por enquanto, o app está disponível apenas para usuários que moram nos Estados Unidos. Sendo assim, a única linguagem disponível é o inglês e todas as instruções e canais disponíveis também aparecem neste idioma, assim como as configurações parentais.

YouTube Kids

Em uma interface simplificada, as crianças já dão de cara logo de início com shows conhecidos como “Pocoyo”, “Vila Sêsamo”, “Barney” e “Peppa”, além de canais de produtores de conteúdo como a DreamWorks. Na parte superior, estão as quatro categorias disponíveis: Shows, Música, Educativo e Explorar. A última reúne vlogueiros, canais de arte ou conteúdos relacionados a marcas de brinquedos ou outros produtos de consumo como LEGO e Play-Doh, por exemplo.

YouTube Kids

Na parte superior, também é possível encontrar uma ferramenta de busca, que traz resultados bastante restritos em relação ao conteúdo. Uma pesquisa por “gameplay”, por exemplo, traz apenas três resultados e passa longe de grandes jogos do mercado atual, enquanto outra por “Shrek” traz até mesmo ocorrências que podem infringir direitos autorais, como filmes completos, ou que vão contra normas do próprio YouTube for Kids, como propagandas e vídeos publicitários. Existe a possibilidade de busca por voz e, a cada letra digitada, é possível conferir uma série de sugestões de temas. Os vídeos localizados parecem levar em conta dados de localização, já que em nossos testes, normalmente tiveram prioridade os conteúdos em português.

Para os pais, o menu de configurações possui opções um pouco mais avançadas, como a possibilidade de desligar efeitos sonoros ou desabilitar a caixa de busca, de forma que os pequenos tenham acesso apenas ao conteúdo recomendado pelo Google. Além disso, em uma função bastante pedida, temos um timer que permite selecionar exatamente quanto tempo o app poderá ser usado, de forma a controlar a utilização dele pelos pequenos.

YouTube Kids

O YouTube Kids parece ter sido desenvolvido especificamente para crianças ainda em fase de alfabetização. Para impedir que elas acessem as configurações parentais, por exemplo, um código numérico é exibido por extenso, ou seja, apenas quem sabe ler conseguirá resolver tal “enigma”.

A novidade não conta com nenhum tipo de anúncio, apesar de o Google já ter comentado estar estudando uma maneira de monetizar o aplicativo. Isso deve acontecer, possivelmente, pela venda de espaço patrocinado, dando destaque a determinados conteúdos, uma vez que, de acordo com as leis dos Estados Unidos, não é permitida a coleta de dados de acesso, pesquisa e navegação de menores de idade.

A ideia do Google é lançar o YouTube Kids ao redor do mundo, mas por enquanto, não existe previsão para isso.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.