Google e Abraji lançam projeto Eleição Transparente

Por Redação | 01.09.2014 às 09:08
photo_camera Divulgação

O Google e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançaram na semana passada o projeto Eleição Transparente. O site é voltado para a divulgação de informações sobre partidos e candidatos às eleições de 2014, ficando disponível para toda a população. Os dados fazem referência a questões como os processos movidos contra um partido ou pessoa e podem ser filtrados por categorias como estado, partido, cargo, candidato e empresas.

O eleitor também poderá conhecer o número de ações na Justiça contra a divulgação de informações ao público. Isso ocorre porque, em períodos eleitorais, é comum que partidos e candidatos solicitem a remoção de conteúdos que considerem prejudiciais à imagem. Segundo o Eleição Transparente, até a última sexta-feira (29), ocorreram 76 solicitações de remoção de dados.

Eleição transparente

O site permite conhecer quais partidos movem ações para suprir informações em cada estado, assim como um ranking dos estados com mais ações e também os candidatos que mais aparecem.

Na página, a Abraji afirma que o projeto ainda está em fase experimental e recebe o apoio de outras empresas, entre elas Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Zero Hora, Gazeta do Povo, Google, Ibope, Datafolha, ANJ, Instituto Palavra Aberta, Instituto Methodus e Coletivo Intervozes.

As bases de dados utilizados na plataforma serão alimentadas pelos representantes legais das companhias intimadas pela Justiça Eleitoral decorrente da publicação de informações. Elas são geradas a partir do estado onde o processo foi originado, que não necessariamente é onde o candidato está disputando a eleição.

O Eleição Transparente é coordenado pela Abraji e recebeu um financiamento do Google de R$ 120 mil para ser colocado em prática. Para saber mais sobre o partido e candidato no qual você pretende votar em outubro, visite a página.

Fonte: http://www.eleicaotransparente.com.br/#/infografico/estado