Google aceita proposta de mudança nos resultados de busca na Europa

Por Ultra Downloads | 04.07.2012 às 15:30 - atualizado em 13.08.2012 às 13:58
Google

A empresa é investigada sob a acusação de truste (Foto: Reprodução:The Guardian)

Nesta terça-feira, 3/7, o Google enviou um documento à Comissão Europeia, órgão que regulamenta o mercado na região, com uma proposta de acordo sobre os resultados de busca apresentados por seu serviço.

De acordo com informações do jornal The Guardian, a empresa de Mountain View, Califórnia, teria aceitado a proposta da comissão para alterar seu algoritmo de busca para atender a interesses do governo. A Comissão Europeia iniciou sua investigação contra o Google em maio deste ano, sob a alegação de truste. O truste é uma prática ilegal no meio corporativo que visa usar o mercado e suas ações para se promover.

“Fizemos uma proposta para abordar as quatro áreas que a Comissão Europeia descreveu como potenciais problemas”, afirmou ao The Washington Post Al Verney, porta-voz do Google em Bruxelas. “Continuamos a trabalhar em cooperação com a comissão”.

O conteúdo do documento não foi revelado pela empresa e nem quais alterações serão aplicadas ao serviço. As quatro áreas apresentadas pela comissão são: como o Google favorece seus serviços em seus resultados de busca; como ele exibe o conteúdo de outros sites; como ele gerencia os anúncios que aparecem ao lado de seus resultados de busca e como suas ações afetam a capacidade dos comerciantes comprarem espaço para anúncio em redes rivais.

Se for provada a culpa da empresa, ela poderá ser multada em até 10% da sua renda anual, ou algo em torno de US$ 3.8 bilhões com base em seus ganhos do ano passado.

O Google também enfrenta outras ações judiciais nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Índia.