Gmail: como cancelar o envio de um email

Por Felipe Demartini

Quem nunca mandou um e-mail sem querer? Seja por pressa, falta de atenção, ausência de anexo ou simples arrependimentos, todos se beneficiariam de uma ferramenta como o comando “desfazer” dos editores de texto, que acaba com o mal feito e reestabelece a ordem nas relações interpressoais. E graças ao “advento” da tecnologia, essa função já existe, pelo menos no Gmail.

Trata-se do Undo Send, ou Cancelar Envio, uma ferramenta que ainda não é padronizada no serviço de correio eletrônico do Google mas que pode ser ativada no Labs. Como o nome já indica, trata-se de um serviço adicional de extensões em fase de teste, que podem ser utilizadas livremente e, no futuro, acabar sendo aplicadas como mais uma funcionalidade do serviço.

Gmail desfazer envio

A ativação e uso são bem simples. Para começar, abra sua Inbox e, na engrenagem do canto superior direito da tela, clique em “Configurações”.

Gmail desfazer envio

Na tela seguinte, acesse a aba “Labs” (a terceira da direita para a esquerda), e procure pela extensão “Cancelar Envio”, ou “Undo Send”, caso você utilize a interface em inglês do serviço de e-mails. Marque a caixa “Ativar” e, depois, pressione o botão “Salvar Alterações” no final da tela.

Gmail desfazer envio

E é apenas isso, a novidade já está ativada. Sempre que você enviar um email, na mensagem amarela que aparece no topo da tela, você verá a opção “Desfazer” ao lado de “Exibir mensagem”. Ela apenas estará disponível por alguns segundos, tempo necessário para que sua mensagem saia dos servidores do Google para os do recipiente, então, é melhor ser rápido no dedo para garantir que nada de errado seja espalhado por aí.

Vale a pena também dar uma olhada com atenção em outras opções disponíveis no Labs. Existem outras extensões bem interessantes lá, como uma que permite dividir os filtros de email por meio de cores, outra que mostra quando um usuário do Gtalk está conectado pelo PC ou celular e, ainda, uma terceira que ajuda na verificação de emails legítimos e sua separação daqueles enviados por hackers.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.