Glenn Greenwald lançará site focado nos documentos vazados por Edward Snowden

Por Redação | 10.02.2014 às 07:00

O jornalista investigativo Gleen Greenwald anunciou na sexta-feira (7) que seu novo site está quase pronto e que o lançamento deverá ocorrer em algum ponto desta semana. De acordo com o Mashable, o conteúdo do site será totalmente focado nos documentos vazados por Edward Snowden que ainda não foram revelados.

Chamado por Greenwald de "revista digital", o site será o primeiro de uma série de empreendimentos online da First Look Media, uma companhia recém-criada pelo fundador do eBay, Pierre Omidyar. Além de Greenwald, o site contará com outros nomes de peso como Laura Poitras e Jeremy Scahill no quadro de jornalistas. Os nomes de Peter Maass, Marcy Wheeler e Ryan Gallagher também estão confirmados para os cargos de redator sênior, analista sênior de política e repórter respectivamente.

"A First Look defenderá o direito dos jornalistas de escrever qualquer informação, seja ela sensível e controversa ou não. Estamos lançando esse site como um serviço público e estamos comprometidos com a elaboração de relatórios sobre uma das questões mais importantes do nosso tempo de forma transparente e responsável", declarou Omidyar e o ex-diretor da Rolling Stone, Eric Bates, numa publicação no blog da empresa. Ainda não se sabe qual será o nome do site, mas ele deve ser revelado algumas horas antes do lançamento.

Há algum tempo que os leitores de Greenwald aguardavam por essa novidade. O jornalista deixou a bancada do The Guardian e se juntou a Omidyar no final do ano passado. Além do material vazado por Snowden, o site deve tratar de outros assuntos como entretenimento e esportes.

Leia também: 'Um Manifesto Pela Verdade': leia a carta de Edward Snowden sobre espionagem