Demi Getschko é o primeiro brasileiro no Hall da Fama da Internet

Por Redação | 10.04.2014 às 17:53

Todo mundo que já acessou a internet no Brasil deve um pouquinho ao engenheiro Demi Getschko. Quem? Bom, a maioria pode não saber, mas ele teve um papel fundamental para a definição de todo nosso Sistema de Nomes de Domínios (ou Domain Name System, o famoso DNS) e das próprias leis que regem os registros brasileiros na web. Essa são apenas duas das razões pelas quais ele foi incluido no Hall da Fama da Internet, em cerimônia realizada na terça-feira (08) em Hong Kong, pela Internet Society.

Primeiro brasileiro a figurar no Hall da Fama da Internet, Getschko atuou em diversas posições na Universidade de São Paulo (USP), entre 1972 e 1986, de estudante de engenharia a profissional de TI. De 86 a 96, esteve à frente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), onde desenvolveu teorias de networking.

getschko 2

Depois disso, assumiu a direção de tecnologia na Agência Estado, uma das pioneiras na distribuição de conteúdo e que ajudou a desbravar os novos caminhos da comunicação com a vinda da internet. Getschko passou também pelo iG e foi membro da Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, ICANN), entre 2005 e 2009. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e também preside o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A cerimônia reuniu 24 novos membros cuja "visão, inovação e determinação ajudaram a moldar a e expandir a internet e a conectividade global". Entre outros grandes nomes, ao lado de Getschko, estão as homenagens póstumas de Douglas Engelbart, essencial no desenvolvimento da interação entre homem e computador, criador do mouse; Rolf Nordhagen, que, ao estabelecer uma rede de informações, ajudou a popularizar o que seria a internet; e Masaki Hirabaru, um dos pioneiros no gerenciamento de recursos da web no Japão.

Fonte: http://www.internetsociety.org/news/internet-hall-fame-welcomes-2014-inductees-ceremony-hong-kong