Galinha Pintadinha: primeiro canal brasileiro a atingir 1 bi de views no YouTube

Por Redação | 06.02.2014 às 09:20
photo_camera Divulgação

A Galinha Pintadinha conquistou nesta semana uma marca histórica para o Brasil no YouTube. O canal da personagem animada bateu a marca de 1 bilhão de visualizações na última segunda-feira (3), se tornando, assim, o primeiro canal brasileiro a alcançar tal número. A informação foi divuldada em um vídeo especial.

Popular entre o público infantil, a personagem foi criada de forma inesperada. A ideia inicial era lançar um DVD com o desenho musical, mas como não havia tempo para preparar uma apresentação, os idealizadores do projeto subiram uma das animações da Galinha no YouTube. A partir daí, não demorou muito para os internautas compartilharem a produção protagonizada por uma galinha azul que não fala.

O canal ganhou fama a partir de dezembro de 2006 e possui atualmente 2,2 milhões de assinantes e apenas 33 vídeos, sendo que todos eles (com exceção do comemorativo) têm mais de 1 milhão de visualizações cada. O vídeo mais assistido é "Pintinho Amarelinho", de setembro de 2008, que conta com aproximadamente 164 milhões de reproduções.

A Galinha Pintadinha ampliou sua participação para além dos vídeos do YouTube, estando presente hoje em mais de 600 produtos licenciados, como tablets, CDs, DVDs, bonecos de pelúcia, jogos, livros e musicais. O canal também ganhou uma versão em espanhol, a Gallina Pintadita, que já reúne mais de 320 milhões de views. No idioma inglês, a personagem ganhou o nome de Lottie Dottie e totaliza cinco milhões de views. O desenho da galinha azul também já chegou ao México, através da rede de TV Televisa, e em DVDs na Argentina e no Chile.

"Em seis meses atingimos 500 mil visualizações. Passamos anos e anos sendo o canal mais visto no YouTube Brasil. Fomos desbancados em 2011 pelo Michel Teló, mas depois recuperamos a posição", explicam Juliano Prado e Marcos Luporini, sócios da produtora Bromélia e criadores do desenho animado, como informa o site Meio e Mensagem.

O Google também comemorou o sucesso da Galinha Pintadinha e já entregou aos produtores uma placa metálica quando o canal em português superou o primeiro milhão de inscritos. A homenagem é feita pela gigante das buscas de três em três meses aos canais que atingem o primeiro milhão de usuários inscritos.

No entanto, a liderança da Galinha Pintadinha pode estar ameaçada, já que os humoristas do Porta dos Fundos estão conquistando cada vez mais usuários e visualizações. É o terceiro canal com maior número de acessos (mais de 710 milhões), mesmo com pouco mais de dois anos de vida, mas já é o que tem mais inscritos: são 7,42 milhões. O segundo lugar do ranking dos canais brasileiros com mais views é ocupado pelo cantor Michel Teló, que tem cerca de 830 milhões de visualizações.

Em termos mundiais, as contas brasileiras ainda estão bem atrás de outros canais. O maior do mundo no YouTube é o Machinima, dedicado a gameplays e reviews de jogos de videogame, que soma 4,745 bilhões de visualizações. Veja a lista do ranking global dos canais com maior número de views (em bilhões):

  • 1) Machinima (games / EUA) – 4,745
  • 2) Rihanna (cantora / EUA) – 4,661
  • 3) Mu-Yap (clipes / Turquia) – 4,523
  • 4) Justin Bieber (cantor / Canadá) – 4,477
  • 5) Psy (cantor / Coreia do Sul) – 3,481