Fundador do isoHunt cria campanha no Kickstarter para lançar linha de roupas

Por Redação | 16.12.2013 às 17:21

Em outubro, depois de 10 anos de atividade, o site de torrents isoHunt foi fechado por conta de uma decisão judicial. Além disso, a sentença proferida na Califórnia (EUA) incluiu uma multa de US$ 110 milhões. Mas para o fundador do endereço, Gary Fung, 23 de outubro de 2013 não foi um dia qualquer.

Inspirado na data, Fung resolveu criar uma linha de roupas chamada "Viva 10.23". A linha simboliza não só o fim do isoHunt, mas também a luta de Fung e outras pessoas pela liberdade na internet.

"Por 11 anos enquanto eu trabalhava no isoHunt eu testemunhei uma coisa: a internet é sobre partilhar, e partilhar arquivos é um movimento que é mais do que meros arquivos ou direitos autorais. É sobre a liberdade de compartilhar, a liberdade para criar. E de modo semelhante hoje em dia, a liberdade de não ser espionado", disse Fung ao TorrentFreak.

Para conseguir lançar a coleção, o criador do isoHunt se juntou ao amigo Clifford Joe e iniciou no último sábado (14) uma campanha no Kickstarter, que espera alcançar US$ 10.230 até 28 de janeiro. As pessoas que ajudarem no projeto poderão receber ainda uma camiseta ou um casaco, dependendo do valor.

Fung descreve ainda a proposta como "moda política", o que pode ser comprovado pelas frases estampadas nos modelos, como "Pare de nos espionar", "Nós não vamos ser silenciados" ou "Liberdade para compartilhar". Além disso, os lucros da campanha serão destinados a organizações que apoiam a liberdade na internet, como a EFF (Electronic Frontier Foundation), Wikimedia e Openmedia.ca.

Confira abaixo um vídeo explicativo do projeto: