Filme que conta a história de Aaron Swartz pode ser visto no YouTube de graça

Por Redação | 11.08.2014 às 12:20

Aaron Swartz foi um dos ativistas mais conhecidos da era digital. O programador americano é co-autor da especificação RSS e um dos fundadores do Reddit. O jovem de 26 anos se matou em janeiro do ano passado.

Um documentário sobre sua vida foi financiado coletivamente no Kickstarter, conseguindo US$ 94 mil, acima do objetivo inicial de US$ 75 mil. O filme intitulado "O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz" (The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz) já está disponível gratuitamente em português para os internautas no YouTube. A tradução, em versão legendada não-oficial, é resultado de outro trabalho coletivo online.

A produção teve estreia mundial no festival de Sundance deste ano e é dirigido por Brian Knappenberger, que já produziu um documentário sobre o grupo de hackers Anonymous. O filme conta como Swartz contribuiu em questões importantes da internet atual e participou de discussões sobre a pirataria nos EUA.

O jovem baixou e tentou disponibilizar 5 milhões de artigos da JSTOR, serviço que só permite acesso mediante assinatura. Tal questão o levou a uma batalha judicial com o governo americano, resultando em seu suicídio. Aaron Swartz poderia pegar uma pena de mais de 30 anos e uma multa milionária.

O caso de Swartz rendeu novos debates sobre a pirataria e acesso à propriedade intelectual na rede.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/08/1497540-filme-sobre-aaron-swartz-pode-ser-assistido-na-internet-em-portugues.shtml