Ferramenta online permite que consumidor calcule desconto na conta de luz

Por Redação | 12 de Março de 2013 às 06h20

Agora os consumidores poderão fazer seus próprios cálculos em casa para saber se os descontos na conta de luz anunciados pelo governo estão sendo devidamente aplicados. Quem disponibilizou a nova ferramenta foi a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) - uma das responsáveis pelo lançamento da campanha 'Energia a Preço Justo', que pedia a redução do preço da energia elétrica no Brasil.

No dia 24 de janeiro de 2013, o governo anunciou a redução nas tarifas de energia, com um corte de, no mínimo, 18% para os consumidores residenciais e de até 32% para a indústria e comércio. Esses descontos começarão a ser notados no mês de março, isso porque nas contas de luz recebidas em fevereiro, existem medições feitas em datas anteriores à aplicação da redução.

"Com muita luta, conseguimos baixar o preço da conta de luz para todos os brasileiros. Agora, precisamos conferir se o desconto está vindo correto", disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, por meio de uma propaganda da entidade.

Calcule desconto na conta de luz

Para saber qual o percentual da redução em sua conta, basta que o consumidor entre no site da campanha 'Energia a Preço Justo' com a conta de luz em mãos e siga os seguintes passos:

  1. Selecione no menu indicado o nome da empresa fornecedora de energia (Concessionária);
  2. Aponte o nível de tensão (por exemplo: baixa tensão ou outras de patamares mais elevados, medidos em kv);
  3. Selecione a modalidade da tarifa (por exemplo: residencial, rural, convencional, horosazonal azul ou verde etc);
  4. No(s) campo(s) em branco, digite as informações solicitadas:
  5. Para consumidor de baixa tensão digitar o valor do consumo (kWh)
  6. Para consumidores de média e alta tensão, são necessárias mais informações: a "Energia Medida" pode ser encontrada, em algumas contas de luz com o nome "Consumo" ou "Consumo ativo". A "Demanda Medida" pode aparecer apenas como "Demanda". As contas que não apresentarem os valores de "Demanda Contratada" deve-se repetir o valor da "Demanda".
  7. Clique em calcular.
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.