Ferramenta online permite que consumidor calcule desconto na conta de luz

Por Redação | 12.03.2013 às 06:20

Agora os consumidores poderão fazer seus próprios cálculos em casa para saber se os descontos na conta de luz anunciados pelo governo estão sendo devidamente aplicados. Quem disponibilizou a nova ferramenta foi a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) - uma das responsáveis pelo lançamento da campanha 'Energia a Preço Justo', que pedia a redução do preço da energia elétrica no Brasil.

No dia 24 de janeiro de 2013, o governo anunciou a redução nas tarifas de energia, com um corte de, no mínimo, 18% para os consumidores residenciais e de até 32% para a indústria e comércio. Esses descontos começarão a ser notados no mês de março, isso porque nas contas de luz recebidas em fevereiro, existem medições feitas em datas anteriores à aplicação da redução.

"Com muita luta, conseguimos baixar o preço da conta de luz para todos os brasileiros. Agora, precisamos conferir se o desconto está vindo correto", disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, por meio de uma propaganda da entidade.

Calcule desconto na conta de luz

Para saber qual o percentual da redução em sua conta, basta que o consumidor entre no site da campanha 'Energia a Preço Justo' com a conta de luz em mãos e siga os seguintes passos:

  1. Selecione no menu indicado o nome da empresa fornecedora de energia (Concessionária);
  2. Aponte o nível de tensão (por exemplo: baixa tensão ou outras de patamares mais elevados, medidos em kv);
  3. Selecione a modalidade da tarifa (por exemplo: residencial, rural, convencional, horosazonal azul ou verde etc);
  4. No(s) campo(s) em branco, digite as informações solicitadas:
  5. Para consumidor de baixa tensão digitar o valor do consumo (kWh)
  6. Para consumidores de média e alta tensão, são necessárias mais informações: a "Energia Medida" pode ser encontrada, em algumas contas de luz com o nome "Consumo" ou "Consumo ativo". A "Demanda Medida" pode aparecer apenas como "Demanda". As contas que não apresentarem os valores de "Demanda Contratada" deve-se repetir o valor da "Demanda".
  7. Clique em calcular.