Falha no banco de dados tira do ar site que hospeda carteiras de Bitcoins

Por Redação | 19 de Março de 2014 às 09h58

A vida não está sendo fácil para os adeptos das Bitcoins. Na tarde dessa segunda-feira (17), um problema interno no banco de dados retirou do ar o Blockchain, serviço que hospeda mais de 1,4 milhão de carteiras de usuários das moedas virtuais. Segundo a empresa, apesar de seus produtos estarem inacessíveis, o dinheiro e dados pessoais dos usuários estão seguros.

No que foi considerado como um “problema momentâneo”, um bug foi encontrado no código que serve o banco de dados do Blockchain. Para resolver o problema, toda a infraestrutura teve que ser tirada do ar, já que é necessária a reinicialização de todos os servidores e a verificação de integridade dos dados armazenados.

As afirmações foram feitas em um comunicado publicado pouco após a interrupção no funcionamento do serviço. Mais tarde, após algumas horas de inatividade, o site publicou indicações sobre os passos necessários para importar as carteiras digitais para versões desconectadas, armazenadas no próprio computador do usuário.

De acordo com a companhia, o serviço se destaca da concorrência por permitir que os próprios usuários façam o backup e tenham o controle completo de suas carteiras, que apenas ficam hospedados remotamente. É essa possibilidade que, em momentos como esse, permite que os adeptos das Bitcoins recuperem o controle sobre suas moedas e continuem a utilizá-las enquanto o Blockchain resolve seus problemas.

No momento em que essa notícia é escrita, o site continua fora do ar. Outros serviços, como a divulgação de estatísticas sobre transações de Bitcoins e os alertas sobre a criação de novas moedas, porém, continuam funcionando normalmente.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.