Falha no Dropbox está fazendo sincronização apagar arquivos dos usuários

Por Redação | 13 de Outubro de 2014 às 11h35
TUDO SOBRE

Dropbox

Depois dos recentes acontecimentos envolvendo a segurança dos serviços que prometem guardar os dados dos usuários na nuvem, os usuários estão mais atentos ao nível de segurança, às falhas e às vulnerabilidades que podem estar presentes nesses serviços. Algumas empresas têm realizado mudanças para garantir a proteção dos dados dos usuários, no entanto os problemas ainda persistem. É o caso do Dropbox, onde a sincronização seletiva de arquivos tem prejudicado alguns usuários. As informações são do site Hacker News.

Segundo o que foi constatado, uma pequena parcela dos usuários que utilizam o serviço está mais vulnerável quanto aos seus dados. Esses usuários fazem uso do recurso Selective Sync Dropbox. Quem utiliza o Dropbox casualmente, provavelmente nunca viu esse recurso e é praticamente certo que ele não está ativado nessas contas. Porém, para quem trabalha com muitos gigabytes de dados na nuvem, o Selective Sync se faz necessário visto que possibilita a sincronização apenas das pastas desejadas pelo usuário, permitindo que ele controle os arquivos que são baixados e não exista a necessidade de fazer a sincronização de arquivos que não serão usados.

A boa notícia é que o Dropbox já afirmou estar ciente do problema e que tem contatado discretamente os possíveis afetados pela falha de sincronização do Selective Sync. A empresa afirmou aos usuários que os backups do Dropbox realmente podem apresentar arquivos ausentes para garantir maior segurança.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Dropbox também corrigiu o bug e removeu as versões obsoletas do Dropbox para download a fim de garantir que ninguém realize a instalação delas. Ainda que esse incidente seja bem menos preocupante que os demais casos de exposição de dados dos serviços de nuvem, o alerta é importante para os usuários não confiarem totalmente na nuvem para proteger seus dados mais importantes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.