Falha no Dropbox está fazendo sincronização apagar arquivos dos usuários

Por Redação | 13 de Outubro de 2014 às 11h35

Depois dos recentes acontecimentos envolvendo a segurança dos serviços que prometem guardar os dados dos usuários na nuvem, os usuários estão mais atentos ao nível de segurança, às falhas e às vulnerabilidades que podem estar presentes nesses serviços. Algumas empresas têm realizado mudanças para garantir a proteção dos dados dos usuários, no entanto os problemas ainda persistem. É o caso do Dropbox, onde a sincronização seletiva de arquivos tem prejudicado alguns usuários. As informações são do site Hacker News.

Segundo o que foi constatado, uma pequena parcela dos usuários que utilizam o serviço está mais vulnerável quanto aos seus dados. Esses usuários fazem uso do recurso Selective Sync Dropbox. Quem utiliza o Dropbox casualmente, provavelmente nunca viu esse recurso e é praticamente certo que ele não está ativado nessas contas. Porém, para quem trabalha com muitos gigabytes de dados na nuvem, o Selective Sync se faz necessário visto que possibilita a sincronização apenas das pastas desejadas pelo usuário, permitindo que ele controle os arquivos que são baixados e não exista a necessidade de fazer a sincronização de arquivos que não serão usados.

A boa notícia é que o Dropbox já afirmou estar ciente do problema e que tem contatado discretamente os possíveis afetados pela falha de sincronização do Selective Sync. A empresa afirmou aos usuários que os backups do Dropbox realmente podem apresentar arquivos ausentes para garantir maior segurança.

O Dropbox também corrigiu o bug e removeu as versões obsoletas do Dropbox para download a fim de garantir que ninguém realize a instalação delas. Ainda que esse incidente seja bem menos preocupante que os demais casos de exposição de dados dos serviços de nuvem, o alerta é importante para os usuários não confiarem totalmente na nuvem para proteger seus dados mais importantes.

Fonte: http://www.slashgear.com/dropbox-selective-sync-confirmed-to-have-selective-amnesia-13350384/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.