Falha de segurança compromete base de clientes do eBay

Por Redação | 21 de Maio de 2014 às 11h21
photo_camera Divulgação

A descoberta de um acesso não autorizado aos sistemas do eBay, um dos maiores sites de leilão do mundo, pode ter comprometido as senhas de acesso de seus 112 milhões de usuários. Por esse motivo, a empresa deve emitir, ainda nesta quarta-feira (21), e-mails a todos os seus utilizadores solicitando a modificação das palavras-chave, de forma a evitar acesso indevido às contas dos clientes.

Segundo a companhia, a brecha ocorreu depois que um grupo de hackers roubou as credenciais de alguns de seus funcionários, obtendo acesso a um banco de dados de senhas sem criptografia. O acesso indevido teria ocorrido entre o final de fevereiro e o começo de março, mas a falha só teria sido descoberta há duas semanas. Após verificar a extensão dos danos, o eBay veio a público com a informação.

Segundo informações do The Verge, além das chaves de acesso, os hackers teriam obtido informações pessoais de um grupo de usuários, como telefones, endereços e datas de nascimento. A empresa, porém, esclarece que nenhum tipo de informação bancária ou confidencial, nem mesmo o histórico de compras, teriam sido acessados pelos invasores. Não existe ainda nenhuma ocorrência de utilização indevida dos dados obtidos.

O eBay também deixou claro que o PayPal, um dos principais meios de pagamento utilizados no site de leilões, não foi atingido pela falha. Como o serviço funciona em um sistema separado, não existiu nenhuma tentativa ou invasão aos servidores da plataforma, que conta com altos níveis de criptografia e continua íntegra.

A partir de agora, a realização de compras e transações pelo eBay somente será possível após a troca das senhas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.