Facebook quer usar drones para levar internet até regiões remotas

Por Redação | 06 de Março de 2014 às 12h00
photo_camera Titan Aerospace

No ano passado, o Google começou a testar o fornecimento de acesso à Internet através de balões sobre a Nova Zelândia para colaborar com a iniciativa Internet.org, um programa que foi criado para oferecer acesso à grande rede em regiões do globo que ainda não o possuem. Para não ficar para trás, o Facebook também passou a fazer parte desse projeto e está negociando a aquisição da Titan Aerospace para fornecer o mesmo serviço do Google, só que usando drones em vez de balões. As informações são do site Dvice.

A Titan Aerospace produz drones baratos e movidos a energia solar que podem voar em grandes altitudes acima da superfície da Terra. O que torna esses drones perfeitos para distribuir acesso à internet é que eles podem permanecer no ar por cinco anos consecutivos.

O Facebook planeja usar 11.000 unidades desses equipamentos para deixá-los sobre áreas que não têm conexão com a internet. A distribuição aconteceria através de repetidores de rádio que seriam responsáveis por transmitir os sinais para um receptor numa estação base.

Através de baterias, os drones levantariam voo durante a noite para começar a acumular energia solar tão logo os primeiros raios os atingissem. Com essa energia extra, eles seriam capazes de sobrevoar ainda mais alto - até cerca de 19 quilômetros acima do nível do mar.

Essa mesma energia seria a responsável por alimentar os sistemas de comunicação, que forneceriam internet para as regiões que o drone sobrevoar. Embora a velocidade não deva ser das maiores (principalmente à medida que a força do sinal for enfraquecendo), a iniciativa é uma excelente opção para quem não tem acesso algum à rede.

Para o Facebook, os benefícios dessa iniciativa incluem o simples fato de estar fazendo algo bom, levando internet para regiões remotas e pobres do globo, o que deve melhorar sua reputação. Outro ponto positivo é que levar acesso à internet para mais pessoas significa mais usuários cadastrados na rede social.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.