Facebook passa YouTube em número de visualizações de vídeos nos EUA

Por Redação | 21 de Outubro de 2014 às 10h08

O YouTube sempre foi a maior plataforma digital de vídeos, mas isso pode mudar em breve. Pela primeira vez o site foi superado no número de visualizações de vídeos em PC nos Estados Unidos. No país, o novo líder é o Facebook, segundo dados de um levantamento feito pela ComScore.

Segundo os números, o Facebook atingiu 12,3 bilhões de visualizações, enquanto a plataforma de vídeos do Google caiu para 11,3 bilhões de visualizações no mês de agosto. “Eles entregaram quase um bilhão de visualizações a mais que o YouTube, o que é bastante impressionante”, afirmou o cofundador da ComScore, Gian Fulgoni, em entrevista ao Beet.Tv.

A liderança do Facebook é ainda mais significativa se comparados os números das duas plataformas em janeiro de 2013, quando o Facebook tinha uma participação modesta em vídeos. Na época, o YouTube somava 15,7 bilhões de visualizações, enquanto os vídeos na rede social tiveram apenas 700 milhões visualizações - uma diferença de 15 bilhões de views!

Os usuários sempre preferiram o YouTube para postar seus vídeos, principalmente pela plataforma ter este foco. Mas com o aumento das visualizações no Facebook, mesmo os anunciantes estão começando a mudar de plataforma. Os vídeos na rede social, mesmo quando postados no YouTube e compartilhados no Facebook, estão apresentando resultados melhores de interação, com mais curtidas, comentários e novos compartilhamentos, o que tem atraído as marcas.

O ponto de virada do Facebook foi quando o site passou a rodar os vídeos automaticamente. Mesmo que muitos usuários tenham reclamado do método, é inegável que eles acabam assistindo a muito mais conteúdo neste formato.

Ainda de acordo com os dados da ComScore, a rede social de Mark Zuckerberg ainda perde para os sites do Google quando considerados os acessos por dispositivos móveis. Em visitantes únicos, os sites ligados ao Google tiveram 159 milhões de usuários visualizando vídeos, enquanto o Facebook teve 108 milhões.

Mas, em breve, o Facebook pode se tornar líder absoluto. Segundo anúncio da rede social em setembro, desde junho ela tem conseguido mais de um bilhão de visualizações por dia. E tem mais: o Facebook já anunciou que está adotando algumas características para melhorar a experiência de vídeo na plataforma.

A rede social passou a fazer a contagem das visualizações dos vídeos, como sempre aconteceu no YouTube, e também pretende mostrar vídeos relacionados depois que os usuários assistirem a algum conteúdo, o que deve impulsionar ainda mais o número de visualizações na plataforma.

Fonte: http://www.beet.tv/2014/10/brandcomscorefulgoni.htmlhttp://gizmorati.com/2014/10/19/facebook-vs-youtube/http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/10/nos-eua-videos-do-facebook-no-pc-ja-sao-mais-vistos-que-os-do-youtube.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.