Estudo: 5 bilhões de aparelhos Wi-Fi foram distribuídos em 2012

Por Redação | 01 de Janeiro de 2013 às 17h44

A empresa de análise de mercado ABI Research divulgou uma nova pesquisa sobre o mercado de dispositivos equipados com conexão Wi-Fi, afirmando que ao longo de 2012 mais de 5 bilhões de aparelhos com a tecnologia foram distribuídos ao redor do mundo. Estima-se que, com a chegada de novos protocolos Wi-Fi, esse número deve quadruplicar até 2017 atingindo as 20 bilhões de unidades.

A empresa acredita que o próximo passo para a tecnologia é atingir o mercado de automação residencial e de carros conectados à internet - dois setores que têm ganhado força nos últimos anos.

"O Wi-Fi continua a se desenvolver como uma tecnologia em diversos aspectos", afirmou ao VentureBeat Peter Cooney, analista da ABI Research. "O protocolo 802.11n já está estabelecido e levou ao aumento da taxa de transmissão de dados, ampliando o Wi-Fi para o espaço menos lotado de 5GHz".

Gráfico Wi-Fi

Reprodução: ABI Research

Especialistas acreditam que a chegada de novos protocolos de conexão sem fio em 2013 fará com que a tecnologia aumente sua velocidade de transferência de dados. Por exemplo, o protocolo 802.11ac irá proporcionar velocidades em gigabites para a Ethernet e o 802.11ad irá atingir velocidade máxima de sete gigabits por segundo.

Além disso, não é só o Wi-Fi que é o responsável pela conexão de aparelhos e automação de casas, mas também tecnologias como Bluetooth, UWB, NFC e Zigbee. E a ABI Research ainda prevê que todas essas tecnologias juntas (incluindo o Wi-Fi) poderão gerar um crescimento no mercado de processadores Wi-Fi em 2013.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.