Estudantes do MIT criam acervo de GIFs para ensinar emoções a computadores

Por Redação | 19 de Março de 2014 às 13h45

Dois estudantes de pós-graduação do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) estão perto de criar um tradutor de GIFs para computadores entenderem emoções. Parece impossível, mas na verdade é mais simples do que se imagina.

Kevin Hu e Travis Rich criaram o GIFGIF, um site que oferece ao usuário a visualização simultânea de dois GIFs e pergunta qual imagem descreve melhor um sentimento. O usuário ainda pode optar pela opção "nenhuma das duas". De acordo com o Mashable, a plataforma cita 17 emoções e já conta com aproximadamente 4 mil GIFs.

GIFGIF

Mas afinal, como o sistema funciona? Após coletar as escolhas dos internautas, uma coleção de definições é criada, como um dicionário. Assim, programas poderiam usar esse catálogo não para expressar emoções, mas traduzir um texto como um poema de Shakespeare. Além disso, seria possível realizar outras tarefas a partir do catálogo, como sugerir um filme de acordo com o humor do dia do usuário.

O GIFGIF ainda está em fase inicial, porém, deve abrir em breve sua API para que outros pesquisadores acessem os resultados e, muito provavelmente, ajudem a melhorar o sistema.

O projeto foi inspirado em outro esforço do MIT: o Place Pulse. A plataforma quantifica as percepções de usuários sobre diferentes cidades por meio de descrições de figuras e usa um sistema semelhante ao Google Image Laber. Para quem não lembra, o Google Image Laber foi um game do Google que funcionou de 2006 a 2011 para que usuários dessem nomes a imagens em seu buscador.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.