Gráfico: os 20 sites mais populares da internet desde 1996

Por Redação | 22 de Dezembro de 2014 às 18h23

Quando você pensa em internet nos dias atuais, quais são os primeiros sites que vêm à sua cabeça? As respostas mais óbvias são Facebook, Google, Twitter e Wikipedia, e isso porque não estamos falando de aplicativos móveis, o que já incluiria WhatsApp, Instagram e outros exemplos.

Mas como tudo o que é popular na web pode mudar de um dia para o outro, essas empresas não eram tão conhecidas assim há 20 anos, quando a rede começou a se expandir pelo mundo. Esse é o resultado de um infográfico do jornal Washington Post, que reuniu dados da comScore para montar um levantamento dos sites mais acessados pelos usuários ano a ano desde 1996.

Muito antes do Google, a página mais visualizada da web era o AOL, que ficou no topo da lista até 2002. Para se ter uma ideia, a gigante das buscas só entrou no ranking em 2001, quando apareceu na 11ª posição. À frente apareciam outros concorrentes, como o Yahoo!, o MSN, o Netscape e o Geocities. A coisa só mudou de rumo em 2002: na época, o Google saltou para o quarto lugar, e chegou à primeira posição em 2008. Desde então, a companhia alterna com o Yahoo! o posto de site mais popular da web.

Já o Facebook passou a ser contabilizado a partir do ano de 2008, também em 11º lugar. Dois anos depois, a rede social pulou para a quarta posição, na qual se mantém até hoje.

info

Outros sites merecem destaque no estudo. O eBay, que antes figurava no top 5 do ranking, tem perdido espaço para outras páginas, como Apple e Ask. O site de notícias de tecnologia CNET também caiu, e nem aparece mais entre os listados desde 2008. A Amazon, por outro lado, cresceu e fechou 2013 na sexta posição, enquanto a Microsoft alcançou a terceira posição da lista. Atualmente, os sites mais populares da internet são o Google, Yahoo!, Microsoft, Facebook e AOL.

Você pode ver o gráfico completo do Washington Post neste link.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!