Esse vídeo do YouTube pode prever a carta que você está pensando. Duvida?

Por Redação | 25.07.2014 às 17:53

Superstições, crenças, fenômenos psíquicos, adivinhações. No mundo todo, provavelmente, um dos fenômenos que mais aguçam a curiosidade das pessoas e incentivam o trabalho dos ilusionistas é a leitura da mente. Afinal, será mesmo que uma pessoa consegue prever ou adivinhar o que a outra está pensando? Será que existem truques que desmistificam a força do pensamento? Será nossa mente é capaz de enviar sinais do que está passando em nossa cabeça?

Segundo o ilusionista Eric Leclerc, ler a mente das pessoas (ou entender de que forma ela funciona) é uma tarefa completamente possível de ser realizada. E ele consegue mostrar isso através de um vídeo gravado pela National Geographic.

Eric mostra ao telespectador um deck de cartas e pede para escolher uma delas. Ele vai tentar adivinhar qual foi a carta escolhida. Quer fazer o teste? Assista ao vídeo (em inglês):

E aí, ele acertou? Ou será que foi você que acertou a carta em que Eric estava pensando?

O truque (não leia daqui para frente caso queira evitar spoiler!)

Leclerc utiliza de um truque que aproveita as peças que nossa mente prega em nós mesmos. Ao mostrar rapidamente as cartas, ele pede para que você memorize apenas uma. No entanto, a velocidade com que ele passa as cartas é tão alta que a maioria das pessoas só consegue memorizar a última carta que aparece. Resultado: as chances de você ter escolhido a carta que Eric mostrou por último no baralho são enormes.

Em outras palavras, não é um fenômeno psíquico. Como o 10 de Espadas foi o último a aparecer, fica mais fácil memorizá-lo do que qualquer outra carta que passa no meio das outras. Você pode até tentar memorizar outra carta ao assistir novamente ao vídeo (a gente supõe que você escolheu a Rainha de Copas na segunda tentativa, certo?), mas a que mais vai chamar atenção é, certamente, o 10 de Espadas. Interessante, não?