Especialistas preveem Web cada vez mais integrada ao cotidiano no futuro

Por Redação | 21 de Março de 2014 às 18h12

Depois da World Wide Web completar 25 anos, pesquisadores decidiram perguntar a especialistas em tecnologia como eles preveem a Web daqui a 25 anos, em 2039. A Computer World reuniu algumas respostas, e elas mostram um mundo em que a Internet está completamente integrada ao nosso cotidiano.

"Aparelhos terão mais e mais seus próprios padrões de comunicação, suas próprias redes sociais, que eles usarão para compartilhar e agregar informação, e assim automaticamente tomar ações de controle e ativação", disse David Clark, do MIT. "Cada vez mais, humanos estarão em um mundo em que decisões são tomadas por um grupo ativo de aparelhos cooperando uns com os outros".

Os especialistas consultados previram uma Internet das Coisas, em que aparelhos e produtos como smartphones, smart shirts (camisetas inteligentes) e smart refrigerators (geladeiras inteligentes) podem acessar e compartilhar informações da nuvem. Para que isso aconteça, cada vez mais sensores inteligentes serão instalados em carros, casas, roupas e eletrônicos. Os aparelhos conectados, acredita Clark, serão mais abrangentes e menos visíveis, trabalhando por trás das cortinas.

Para Jeff Jaffe, CEO da World Wide Web Consortium, as maiores inovações virão quando a primeira geração de nativos da internet entrar no mercado de trabalho. "Tudo o que aconteceu até recentemente foi feito por pessoas que não eram nativas da Web e usuárias de tecnologia desde o nascimento. Eu posso apenas imaginar que quando você tiver nativos digitais atingindo a maturidade, o nível de inovação será ainda maior".

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.