Eric Schmidt, executivo do Google, desembarca na Coreia do Norte

Por Redação | 07 de Janeiro de 2013 às 12h10
photo_camera Wall Street Journal

Eric Schmidt, diretor do conselho administrativo do Google, chegou nesta segunda-feira (7) à Coreia do Norte com o governador do estado norte-americano do Novo México, Bill Richardson. Esta é a visita mais importante de um executivo norte-americano ao país desde a morte Kim Jong-il, há um ano. O país agora é governado por seu filho.

Classificada como uma "missão privada humanitária", Schmidt pretende em sua viagem ao país entender a economia local e também negociar a libertação de um prisioneiro norte-americano. Em contrapartida, a visita do executivo à Coreia do Norte gerou muitas críticas do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que alega que o momento para a viagem não é o ideal.

Um porta-voz do Departamento de Estado afirma que se trata de um momento complicado devido ao lançamento de um míssil de longo alcance realizado em dezembro pelo governo do país asiático.

Eric Schmidt Coreia do Norte

Reprodução: The Telegraph

Além disso, analistas acreditam que a viagem de Schmidt não deverá alterar as políticas de acesso à internet e à tecnologia do país, considerado um dos mercados mais centralizadores do mundo. No entanto, espera-se que as conversas do executivo com o governo norte-coreano consigam afrouxar algumas determinações de áreas restritas — vale ressaltar que a Coreia do Norte não possui nenhum acordo ou negócio com empresas norte-americanas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.