Empresa de turismo e tecnologia Kayak chega oficialmente ao Brasil

Por Redação | 20.05.2014 às 10:42 - atualizado em 21.05.2014 às 04:06

Quando foi a última vez que visitou uma agência de turismo? Com o aumento da demanda self-service na hora de planejar uma viagem, algumas ferramentas estão sendo desenvolvidas para facilitar as viagens. Criada nos Estados Unidos em 2004, a Kayak é uma empresa de tecnologia que busca simplificar o processo de pesquisas de viagens online e agora desembarca oficialmente no Brasil. A ferramenta agrupa diversos serviços, como a busca por hospedagem, locação de automóveis e ofertas de voos no mundo todo em um total de mais de 500 mil hotéis, 550 companhias aéreas e centenas de agências e operadoras.

Presente em 31 países e 17 idiomas, o serviço da Kayak já conta com parcerias com as principais agências de viagens nacionais e internacionais como Viajanet, Submarino, Expedia, Booking, entre outras. O site compara também as companhias aéreas e empresas de aluguel de veículos.

Dividido em três principais abas (hotéis, voos e carros), o site possui uma série de recursos tecnológicos que foram elaborados pensando nas necessidades de quem pretende viajar. Quando o usuário busca um voo, por exemplo, pode escolher datas específicas ou mais flexíveis, incluir ou não aeroportos próximos, companhias aéreas, horários, escalas e até saber se é o momento ideal para comprar a passagem no melhor preço. Na aba "hotéis" o viajante também encontra todas as informações que precisa para efetuar sua reserva e saber mais sobre o local que se hospedará, bem como todas as taxas inclusas.

Algumas funções exclusivas tornam o site bastante atrativo, como a ferramenta online "projeção de preços", que prevê o dia e hora certos para reservar o voo e a possibilidade de reservar a maioria dos hotéis e muitos voos diretamente no site, sem direcionar a outras plataformas. Outro recurso interessante é o MyTrips, uma ferramenta de gestão de itinerário que sincroniza todas as informações do itinerário com o aplicativo móvel dispensando a impressão de e-tickets e comprovantes de hotéis ou vouchers. O aplicativo móvel, disponível para Android, iOS e Windows Phone, apresenta todos os recursos encontrados no site.

Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, no último mês de março, referente à intenção de viagem dos brasileiros, aproximadamente 27% da população afirmou que deve realizar uma viagem num prazo de seis meses.

“O brasileiro quer viajar e por isso precisa de canais eficientes para pesquisar sobre o assunto. O Kayak tem alta tecnologia que torna mais fácil para as pessoas encontrarem e gerenciarem suas viagens. Nós projetamos nossos produtos com três objetivos em mente: velocidade, simplicidade e relevância”, explica Nicolas Scafuro, diretor da empresa na América Latina.

Apesar de oficializar a operação no Brasil este mês, a empresa encontrava-se em soft launch há pouco menos de um ano para firmar parceria com as principais empresas nacionais e também para compreender o mercado e a cultura de turismo do brasileiro. “A maioria das pessoas gosta de viajar, mas vamos ser honestos: planejar uma viagem requer tempo, cria ansiedade e gera dúvidas se aquela é realmente a melhor oferta. Pesquisar em sites de viagens pode ser emocionante, mas também pode ser assustador, pois temos uma quantidade enorme de informações na rede. A proposta do Kayak é simplificar esse processo comparando centenas de sites de viagens de uma só vez para encontrar a melhor opção disponível naquele momento”, afirma Nicolas.

Além de facilitar a pesquisa, a empresa conta com análises da melhor época para comprar passagens aéreas, cria alertas de preços de roteiros escolhidos pelos usuários e conta com estatísticas que sinalizam se o preço de um determinado roteiro tende a cair ou subir nos próximos dias. A aba “minhas viagens” concentra, tanto na versão online como no aplicativo móvel, os bilhetes eletrônicos dos voos comprados e dos hotéis reservados, dispensando o consumidor da necessidade de imprimir e-tickets.

Kayak

Exemplo de visualização e ferramentas disponíveis (Fonte: Kayak).