Em evento em São Paulo, Dropbox anuncia versão em português brasileiro

Por Rafael Romer | 12.03.2013 às 13:06 - atualizado em 12.03.2013 às 17:54
photo_camera Mashable

O serviço gratuito de armazenamento de arquivos em nuvem Dropbox anunciou nesta terça-feira (12), durante um evento em São Paulo, o lançamento de sua versão em português brasileiro.

Usuários dos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS, assim como usuários do sistema móvel Android, já poderão acessar a versão traduzida a partir de hoje. Usuários do iOS receberão a atualização em cerca de duas semanas, segundo afirmou a diretora de marketing do Dropbox, Anna-Christina Douglas.

Com a adição do português brasileiro, o Dropbox passa a suportar agora nove línguas diferentes. "Nosso plano agora é olhar para lugares que pensamos ser importantes para nós, e devemos lançar [localizações] em mais e mais países", afirmou. Os próximos lançamentos, entretanto, não foram divulgados pela empresa.

Lançada em 2007, a empresa não revela o número exato de usuários brasileiros do serviço, mas afirma que sua base mais do que dobrou no ano passado. Durante o Carnaval deste ano, por exemplo, foram enviadas mais de 1 milhão de fotos. Atualmente, o serviço está instalado em cerca de 500 milhões de dispositivos no mundo todo, com mais de 1 bilhão de arquivos sendo subidos diariamente na nuvem. A expectativa é que 150 milhões de novos usuários entrem na rede do Dropbox em 2013.

Nos próximos dias, o Dropbox também deverá lançar uma atualização para seu menu de acesso rápido para usuários brasileiros, facilitando o compartilhamento de arquivos e permitindo o acesso imediato a alterações recentes.

O Dropbox também anunciou uma parceria com a Samsung no Brasil e América Latina, que deverá trazer a usuários de dispositivos como o Galaxy S3 e o Galaxy Note 2 um armazenamento gratuito de 20 GB por dois anos. A expansão de armazenamento deve se estender ainda ao Galaxy S4, que deverá ser anunciado nesta semana. De acordo com Anna-Christina, o Dropbox ainda não tem nenhuma outra parceria fechada com outras empresas de tecnologia, mas isso pode ocorrer em breve.

Anna-Christina não descarta, por exemplo, parcerias com OS futuros, como o Firefox OS, que deve chegar ao mercado brasileiro ainda neste ano com dispositivos de baixo custo. "Somos uma empresa pequena, temos que sentir o feedback do mercado e dos usuários antes de expandir com outras parcerias", afirmou ao Canaltech. O Dropbox também não possui aplicativos para sistemas móveis como o Windows Phone ou BlackBerry, o que força usuários desses sistemas a utilizarem a versão web em seus dispositivos.

O Dropbox possui atualmente 250 funcionários baseados em São Francisco, Califórnia, mas deve abrir seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos, em Dublin, Irlanda, em breve. Ainda não há expectativa para a entrada da companhia fisicamente em outras regiões, como o Brasil. Apesar de a maior parte dos idiomas nos quais o Dropbox está disponível serem focados no mercado europeu, e da expansão da empresa mirar na direção do continente, Anna-Christina afirma que o foco da empresa não é maior por lá e cita como exemplo a localização do espanhol latino-americano, realizada antes do espanhol europeu, e a recente chegada da versão brasileira.