Editor da Wikipedia é acusado de ser pago para promover artigos no site

Por Redação | 20 de Setembro de 2012 às 18h40
photo_camera Divulgação

Uma discussão dentro da Wikipedia se iniciou nesta semana com alguns dos colaboradores da enciclopédia online acusando editores e pessoas ligadas à Wikimedia Foundation de receberem quantias em dinheiro para promover artigos.

De acordo com o TechWorld, alguns colaboradores começaram a questionar se Roger Bamkin, diretor da Wikimedia Reino Unido, estaria recebendo para promover e editar arquivos sobre a região de Gibraltar. Bamkin teria um contrato com o governo do território britânico para promover a região tanto na Wikipedia como no site Gibraltarpedia.

Bamkin, atuando como editor da enciclopédia online, aprovou um texto sobre um iate clube de Gibraltar e revisou um outro artigo sobre o território. Além disso, o diretor atuou anteriormente no site Monmouthpedia, sobre a cidade de Monmouth, no Reino Unido.

"É amplamente inapropriado a um membro do conselho de artigos, ou qualquer pessoa em um papel oficial dentro de qualquer tipo de instituição de caridade associada à Wikipedia, receber pagamento de clientes em troca de garantia de colocação favorável na primeira página da Wikipedia ou em qualquer outro lugar", afirmou sobre o caso Jimmy Wales, cofundador da Wikipedia.

Segundo o CNET, alguns dos colaboradores ainda acusaram Roger Bamkin de usar sua influência para posicionar artigos sobre a região britânica em um bom destaque na seção 'Você Sabia?'. E outros colaboradores, por sua vez, ressaltaram que Bamkin apresentou seus rendimentos na página de colaboradores.

O acusado não se pronunciou publicamente sobre o caso e afirmou na página de discussões da Wikipedia que 'foi um enorme erro ter aprovado um artigo sobre Gibraltar'.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.